Document details

O papel do debate na motivação para a aprendizagem : o caso de uma turma do 12º ano na disciplina de sociologia

Author(s): Carvalho, Andreia Raquel Machado

Date: 2020

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/46974

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Motivação; Participação; Interação; Aprendizagem; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020

Diversos autores defendem que o debate deve ser visto como uma ferramenta para se trabalhar as aptidões argumentativas dos alunos ao defenderem oralmente um ponto de vista. Nesse sentido, o presente trabalho constitui-se como um estudo de caso realizado numa turma de 12.º ano do Curso Científico Humanístico Ciências Socioeconómicas, no âmbito da disciplina de Sociologia, que visa compreender de que modo a utilização do debate, enquanto metodologia de ensino-aprendizagem, potencia a aprendizagem e a participação dos alunos na sala de aula. Partiu-se do princípio que a implementação desta metodologia proporciona aos alunos, a estimulação de um pensamento crítico e a organização e estruturação de ideias e pensamentos. Assim, a abordagem predominantemente qualitativa da prática de ensino supervisionada desenvolvida utilizou, de um modo geral, a observação participante, assumindo-se o diário de campo, enquanto elemento de análise de dados e reflexão, um instrumento privilegiado na recolha de informação. Os resultados de prática de ensino supervisionada sugerem, por um lado, que a utilização do debate assume um papel motivador para a aprendizagem e, por outro lado, que a utilização desta metodologia ativa potencia a participação e aprendizagem dos alunos, estimula o pensamento crítico e permite uma dinâmica estimulante.

Several authors argue that the debate should be seen as a tool to work as students' argumentative skills to defend a point of view orally. In this sense, this report is constituted as a case study carried out in a class of 12th year of the Scientific Humanistic Course Socioeconomic Sciences, within the scope of the Sociology discipline, which aims to understand how the use of the debate, as a methodology of teaching-learning, enhances learning and student participation in the classroom. The implementation of this methodology provides to the students, in this specific case, the stimulation of critical thinking and the organization and structuring of ideas and thoughts. Thus, the predominantly qualitative approach of the supervised teaching practice developed used, in general, participant observation, assuming the field diary, as an element of analysis and reflection, a privileged instrument in the collection of information. The results of this supervised teaching practice report suggest, on the one hand, that the use of debate assumes a motivating role for learning and, on the other hand, that the use of this active methodology enhances student participation and learning, stimulates critical thinking and allows a stimulating dynamic.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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