Author(s): Novoa, Antonio
Date: 1992
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4758
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Professores - Formação; Profissão docente; História da educação - séc. 20
Author(s): Novoa, Antonio
Date: 1992
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4758
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Professores - Formação; Profissão docente; História da educação - séc. 20
Este texto procura introduzir novas abordagens no debate sobre a formação de professores, deslocando-o de uma perspectiva excessivamente centrada nas dimensões académicas (áreas, currículos, disciplinas, etc.) para uma perspectiva centrada no terreno profissional (1). Na primeira parte evoca-se o percurso histórico de formação da profissão docente, argumentando-se com a necessidade de pensar a formação de professores a partir de uma reflexão fundamental sobre a profissão docente. Na segunda parte relaciona-se a formação de professores com o desenvolvimento pessoal (produzir a vida do professor), com o desenvolvimento profissional (produzir a profissão docente) e com o desenvolvimento organizacional (produzir a escola). Não se trata de um texto "fechado", mas antes do lançamento de um conjunto de ideias "abertas", que procuram estimular um pensamento diferente sobre os modos e as estratégias de formação de professores.