Author(s): Trincão, Mónica Nicolau Vieira
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5005
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Qualidade da aprendizagem; Leitura; Teses de mestrado - 2011
Author(s): Trincão, Mónica Nicolau Vieira
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5005
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Qualidade da aprendizagem; Leitura; Teses de mestrado - 2011
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
O presente estudo, realizado no âmbito de uma dissertação de mestrado em Psicologia, focou-se na aplicação de uma intervenção nas abordagens à leitura em um estudante do ensino secundário, através da metodologia de experiência de caso único. Este estudo teve como objectivos principais: - modificação da abordagem à leitura utilizada pelo estudante, no sentido de este adoptar uma abordagem de profundidade e organização; - verificação do impacto da intervenção na qualidade da aprendizagem do estudante. Os resultados desta intervenção são congruentes com o facto de esta intervenção promover a utilização de uma abordagem de profundidade e organização à leitura e consequentemente, aumentar a qualidade da aprendizagem.
The present study, conducted as part of a master’s dissertation in Psychology, focused on the application of an intervention in approaches to reading in a secondary school student, through the methodology of single case experience. This study had as main objectives: - modification of the approach used by the student in order to adopt a depth and organization approach; - check the impact of intervention on the quality of student learning. The results of this intervention are consistent with the fact that this intervention promote the use of a deep and organization approach and thus increase the quality of learning.