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Avaliação da fluência da leitura oral em alunos do 5º ano de escolaridade

Author(s): Castanheira, António José Alexandre cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5072

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Fluência verbal; Leitura oral; Dificuldades de aprendizagem; Teses de mestrado - 2011


Description
O presente estudo avalia o impacto que a avaliação da fluência da leitura oral, realizada através de procedimentos de avaliação com base no currículo, poderá ter na identificação e tipificação de alunos com dificuldades, assim como na definição de estratégias de intervenção adequadas. Reportam-se os principais resultados do estudo, obtidos através da avaliação de 102 alunos do 5º ano de escolaridade de uma escola da cidade de Fátima. Foram avaliadas as variáveis velocidade na leitura (palavras correctamente lidas por minuto) e precisão (percentagem de palavras correctamente lidas) para dois textos extraídos de manuais escolares, com dificuldade distinta. Os resultados obtidos confirmam a utilidade das medidas velocidade na leitura e precisão, permitindo distinguir leitores autónomos e leitores com dificuldades acrescidas. Foram encontradas diferenças significativas entre textos e correlações elevadas entre velocidade na leitura e precisão dois textos. Sugere-se a elaboração de tabelas com normas de referência para a escola, permitindo aos professores obter uma visão abrangente do ano, turmas e indivíduos quanto ao seu desempenho na fluência da leitura oral. Estas normas facilitam a definição de estratégias de intervenção e permitem a monitorização da evolução do desempenho ao longo do ano lectivo. Sugere-se a adequação destes procedimentos ao contexto de sala de aula, através da formação e trabalho colaborativo, entre docentes e técnicos. The present study evaluates the impact that the evaluation of the oral reading fluency, done through curriculum-base measurement, might have at the identification and classification of students with difficulties, as well as at the definition of adequate intervention strategies. The main results of the study reported were obtained from the evaluation of 102 students, from the 5th grade, of a school in Fátima. The variables of reading speed (words correctly read per minute) and precision (percentage of words correctly read) for two texts taken from school textbooks, were evaluated with distinctive difficulty. The results obtained confirm the usefulness of the measures of reading speed and precision, allowing to distinguish independent readers and readers with increased difficulties. Considerable differences were found between the texts and high correlations between reading speed and precision in the two texts. It is suggested the elaboration of tables with reference rules for the school, allowing the teachers to get a global vision of the year, classes and individuals regarding their performance on the oral reading fluency. These regulations make the definition of intervention strategies easy and allow the supervision of the performance evaluation through the school year. It is also suggested the adjustment of these procedures to the classroom context, through training and cooperative work, between teachers and specialised personnel. Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-
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