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Estratégias de motivação na disciplina de economia numa escola secundária

Author(s): Rito, Susana Roque Gameiro cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5284

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Ensino secundário - Portugal; Ensino da economia; Motivação; Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2011


Description
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2011 Este trabalho, cujo tema é “Estratégias de motivação na disciplina de Economia numa Escola Secundária”, tem como objectivo reflectir sobre um conjunto de estratégias que permitam estimular os alunos a participar activamente e de forma interessada nas aulas desta disciplina. O estudo em causa foi realizado na disciplina de Economia, com os alunos do 10.º ano do curso de Ciências Socioeconómicas da Escola Secundária de Carcavelos, onde realizei a minha prática de ensino supervisionada. Ao longo do meu trabalho com a turma observei que nela coexistiam alunos bastante activos e participativos e alunos passivos e nada participativos. Parecia haver alunos que conheciam a realidade socioeconómica que os rodeia e que por essa razão se envolviam e interessavam pela disciplina, querendo sempre intervir na aula para relatar as suas experiências, ao passo que outros se mostravam bastante apáticos e algo desinteressados. Perante o exposto, a problemática de ordem curricular que pretendo aprofundar consiste em “Como promover a motivação dos alunos em turmas onde coexistem alunos bastante activos e participativos com alunos passivos e pouco interventivos? Como estimular estes últimos a participar activamente e de forma interessada no decorrer da aula?” Na minha opinião todas as sugestões para a “resolução” desta questão poderão ser importantes para os próprios alunos e para a turma em geral. Se conseguir encontrar estratégias que incentivem e estimulem os alunos a gostar da disciplina e a participar, certamente terão melhor aproveitamento. Será importante para mim, enquanto mediadora/facilitadora de aprendizagens, conseguir fazer com que estes alunos se sintam mais motivados pela disciplina e pela própria vontade de aprender. This work, which discusses the subject matter “Motivation strategies in the subject of Economics”, has the purpose of reflecting on a set of strategies which allow stimulating the students to participate actively and enthusiastically in the class. The above mentioned study was accomplished throughout Economics classes, with the 10th grade Economic Sciences students in Escola Secundária de Carcavelos (Carcavelos High School) where I have accomplished my practice of supervised teaching. Throughout the work with this class, I had the chance to witness that in the same class there were simultaneously quite active and participating students as well as passive and non participating ones. It looked as if some students were quite aware of the social and economic reality surrounding them, and therefore they were very involved and interested by this subject, being always willing to intervene in the class recalling their own experiences. On the other hand, other students revealed themselves as indifferent and somewhat uninterested on the subject. Regarding the above, the curricular issue I am going to further deepen is “How to promote the motivation of students in classes where very active and participating students coexist with passive and non intervening ones? How to stimulate the latter to actively participate in an interested manner during classes? ” Personally I believe that all the suggestions for the resolution of this issue may be important for the students themselves and for the class in general. If I am able to find the right strategies to encourage and to stimulate these students to enjoy and participate on this subject, they will certainly achieve much better results. It will be extremely important for me, as a learning mediator/facilitator, to be able to get these students interested and motivated by this subject and by their own will to learn.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Curado, Ana Paula, 1952-
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