Document details

Metodologias de simulação para certificação energética de um edifício escolar

Author(s): Carvalho, Cátia Sofia Paredes

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5333

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Certificação energética; Simulação detalhada multizonal; Edifícios escolares; Qualidade do ar interior; Conforto térmico; Teses de mestrado - 2010


Description

Tese de mestrado, Engenharia da Energia e do Ambiente, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2010

Os edifícios têm um grande impacto no quotidiano das pessoas. Estudos recentes mostram as pessoas passam a grande maioria do seu tempo no seu interior, consequentemente nas últimas décadas os consumos energéticos associados a este sector têm crescido desmesuradamente. Contudo a União Europeia tem tomado medidas de mitigação face a estes consumos baseando as suas decisões numa perspectiva de desenvolvimento sustentável, promovendo a eficiência energética em todas as áreas associadas aos grandes consumos energéticos. Surge então uma directiva europeia dedicada exclusivamente a este sector e ao seu desempenho energético impondo a criação de sistemas de certificação energética a todos os países europeus. No âmbito da aplicação do sistema de certificação energética português, surge o Plano Nacional de reabilitação da Parque Escolar com o objectivo de requalificar e reabilitar os edifícios escolares do ensino secundário melhorando as condições de conforto e de trabalho de todos os utilizadores. O objectivo principal deste trabalho é a aplicação e a verificação dos requisitos regulamentares patentes no Sistema de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior, mais concretamente do Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios á Escola Secundária José Saramago, localizada em Mafra tida como caso de estudo. Tendo por base as metodologias de cálculo deste regulamento serão analisada medidas centradas numa perspectiva mais autêntica do tipo de utilização dos edifícios escolares. Estudar-se-ão os impactos de uma metodologia de optimização da distribuição de ocupantes relativamente aos espaços que ocupam. Relativamente ao conforto térmico será feita uma avaliação dos consumos e custos energéticos de três classes de conforto em função do desempenho dos alunos nestas condições.

Buildings have a huge impact in people’s day life. Recent studies show that people spend most of their time in its interior, which has dramatically increased the energy consumption in this sector. However, the European Union has been taking mitigation measures towards this consumption, basing its decisions on a sustainable growth perspective, promoting energetic efficiency in all the areas related to energy consumptions. On this, it arises an European directive exclusively engaged towards this sector and to its energetic performance, which imposes the creation of energy certification systems to all the European countries. Concerning the scope of appliance of the Portuguese energy certification system, it emerges the National rehabilitation plan by Parque Escolar, with the purpose of re-qualifying and rehabilitating the secondary education school buildings, improving the working and comfort conditions of all users. The main purpose of this work is the appliance and verification of the regulamentary requirements present in the Energy and indoor air quality certification system, more specifically of the Climatization Energy Systems Regulation in buildings to the José Saramago Secondary School, located in Mafra, taken as a case study. Based on the calculation methodologies of this regulation there will be analysed measures focused on a more authentic perspective on the usage type of school buildings. The impacts of an occupant distribution optimization methodology upon occupied spaces will be studied. In what concerns thermal comfort, it will be made an evaluation of the consumptions and energy costs of three comfort classes, considering the performance of the students under such circumstances.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Graça, Guilherme Carrilho da
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents