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Estratégias educativas familiares : a escolha da escola pelos pais : um estudo ...

Author(s): Fernandes, Carla Alexandra da Silva, 1979- cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5481

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Relação escola-família; Estratégias educativas; Escolhas escolares; Teses de mestrado - 2011


Description
Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 Não obstante o contexto político-económico condicionar a disponibilidade financeira das famílias para estas realizarem avultados investimentos educacionais, a orientação escolar e o sucesso académico dos filhos merece, nas sociedades ocidentais contemporâneas, uma forte atenção por parte de muitos pais que, entre outras estratégias educativas, procuram escolher a melhorescola para os seus filhos. Este estudo pretende ser um contributo para a reflexão em torno das razões que movem os pais na escolha da escola dos filhos, em particular, do peso exercido por algumas variáveis sociológicas sobre a construção do processo de escolha da escola, tais como a condição de classe das famílias, o nível de escolaridade das mães, o número de filhos e o seu aproveitamento escolar, assim como as expectativas de futuro construídas pelos pais e as suas representações sobre o papel educativo da escola. O trabalho agora apresentado, de carácter exploratório, tem como problemática geral, “A escolha da escola pelos pais” e procurou, através da realização de entrevistas exploratórias e da aplicação de inquéritos por questionário a um conjunto de 93 pais com filhos em idade escolar, identificar as estratégias educativas mais frequentes, as razões de escolha da escola e compreender de que forma as variáveis em estudo influenciam a acção educativa das famílias. Os dados recolhidos permitem-nos afirmar que as razões de escolha da escola se diferenciam por via da variável lugar de classe, tanto quanto se diferenciam por via de outras variáveis, tais como o nível de escolaridade dos pais, o número de filhos e as expectativas de futuro escolar. No entanto não conseguimos, com os dados que dispomos, enquadrar as condutas dos inquiridos em nenhuma das categorias definidas por autores como Reay e Ball (1998), Gewirtz e Bowe (in Nogueira, 1998b) e Ballion (in Nogueira, 1998b). Although the political and economical context influences the parents‟ financial capacity of investing in education, the future and the academic success of their children is still an aim of their attention, and they follow several educational strategies, amongst them – the choice of a good school. This study wants to be a contribution to the reflection on the reasons that make parents choose a specific school for their children, particularly the weight of different sociologic variables on the choosing process, such as the social status of the families, the scholarship level of parents, the number of children and their educational success, and the future expectations built by parents and their representations on the part that school takes in educating the youngest. This essay‟s general theme is “Parents‟ choice of a school”, it‟s an exploratory study and intends, through the enquiries to 93 parents with children in school age,identify the most used educational strategies, the reasons for choosing a school and understand the way the different variables in study vary the educational action of the families. Thus, the collected data confirmed the influence of the families‟ social condition on some of the educational strategies, such as the choice of the school, also marking the significant differences that variables take with the parents scholarship level, the future expectations and educational success on that educational action.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Melo, Benedita Portugal e
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