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Gestão das actividades de enriquecimento curricular no Município de Almada

Author(s): Monteiro, Ana Filipa Machado, 1988-

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/6048

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Administração educacional; Enriquecimento curricular; Ensino básico (1º ciclo); Relatórios de estágio de mestrado - 2011


Description

Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011

O presente trabalho apresenta o estágio realizado para conclusão de estudos de mestrado em Ciências da Educação. O estágio que proporcionou diversas experiências formativas, aqui descritas e analisadas, implicou também, a realização de um estudo sobre as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC). Este estudo visa conhecer e analisar a opção política adoptada pelo Município de Almada, no que concerne às modalidades de gestão praticadas no Programa das AEC, em vigor no 1º Ciclo do Ensino Básico, regulamentado pelo Despacho n.º14 460/2008, de 26 de Maio. Partindo de uma matriz metodológica qualitativa, recorri ao estudo de caso para analisar o processo que conduziu o município estudado a optar por diferentes modalidades de gestão das AEC, e perceber se estas diferentes modalidades de gestão têm influência no desenvolvimento das AEC. Concluiu-se que, no caso estudado, existe uma diversidade de práticas em função do entendimento de cada promotor. Com efeito, esta diversidade de práticas existentes revela dois modelos de gestão, sendo que, num deles, a entidade promotora associou a si uma instituição de formação, responsável pela contratação e formação dos professores e, no outro, não foi envolvida qualquer outra entidade para além das entidades promotoras e dos agrupamentos de escolas. Ainda assim, não foi possível deduzir diferenças relevantes na qualidade do serviço prestado.

The following report aims to describe the stage that was conducted in order to conclude the Masters Degree in Educational Sciences. The stage has provided several formative experiences, that are here analysed and explained, and it has also included the development of a study on the Curriculum Enrichment Activities (CEA). This Study aims to evaluate the political option that was adopted by the Almada County Council, with regard to the management practices of the CEA, in force at primary school level. Starting from a matrix of qualitative methodology, the case study approach has been used to analyze the process which lead the council to decide on several management models for the CEA and to understand if these had any influence on their development. It is possible to conclude that there is a diversity in the practices carried out by each promoter. In effect, the diversity of existing practices reveals two management models: one which the promoter entity has associated itself to a training institution, which is responsible for the hiring and training of teachers; other model, in which the involvement of other entities is not present, apart from the promoter entity and respective school groupings. It was not possible to deduct relevant differences in the quality of service.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinhal, João, 1948-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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