Author(s):
Henriques, Susana Maria Jerónimo Oliveira,1974-
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/6158
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Universidade de Lisboa.Faculdade de Medicina.Biblioteca; Bibliotecas universitárias; Formação de utilizadores; Literacia da informação; Trabalho de projecto de mestrado - 2012
Description
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Documentação e Informação, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
As Bibliotecas Académicas desempenham desde sempre, um papel fundamental para a Universidade, enquanto mediadoras no acesso à informação, constituindo um elemento chave no apoio ao ensino e à investigação científica, para a produção de conhecimento, especialmente em áreas que como as ciências da saúde exigem uma constante actualização. No contexto do processo de Bolonha, o novo modelo de ensino/aprendizagem europeu, coloca o estudante no centro do sistema educativo obrigando-o a desenvolver competências de recuperação e gestão da informação. As bibliotecas académicas e os seus profissionais, assumem cada vez mais um papel fundamental, na promoção destas competências, com o desenvolvimento de programas de formação de utilizadores, baseados em metodologias específicas promotoras da literacia digital recorrendo ao ensino à distância (e-learning/blended-learning). Com o presente trabalho de projecto pretende-se reestruturar e reorganizar a oferta formativa existente e já disponibilizada pela Biblioteca-CDI da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa - FMUL. Ambiciona-se ainda, contribuir para uma futura integração da formação em infoliteracia no curriculum académico da FMUL. Uma breve revisão da literatura pareceu-nos fundamental para o enquadramento teórico e contextual do tema do trabalho a desenvolver. Para além deste método de investigação, optou-se ainda pela análise quantitativa da situação nacional no que se refere à formação de utilizadores nas bibliotecas académicas da área da saúde, às quais se aplicou um inquérito por questionário on-line. Os resultados obtidos indicam que a integração deste tipo de formação nos currícula académicos já se verifica nalguns casos, sendo de prevêr que num futuro próximo esta venha a fazer parte da realidade do ensino superior nacional, como forma de reforço da qualidade do ensino universitário. No entanto, questões como a fraca percepção dos orgãos de gestão e corpo docente sobre o valor estratégico das biblioteca e dos seus profissionais, serão ainda uma barreia a ultrapassar.
Abstract: Academic Libraries have always played a key role at the University, not only as mediators in the access to information, but also as a key element in the support of education-related activities for knowledge production, especially in the health sciences, that requires permanently to be updated. In the context of the Bologna process, the new model of teaching/ learning places students at the center of the educational system forcing them to develop skills on how to find and manage information. Libraries and their professionals are increasingly taking a role in promoting the acquisition of information literacy skills, with the development of training programs based on appropriate methodologies. The main objective of this project is to restructure and reorganize the existing training program in the Library of the Faculty of Medicine at University of Lisbon - FMUL. It also aims to contribute to further integration of training programs in information literacy competencies in the academic curriculum of FMUL. To the development of this work, a brief review of the literature was fundamental for a theorical and contextual framework. In addition, a quantitative analysis of the Portuguese situation has been done, running an online survey, regarding the training of users in health academic libraries. The results shows that the integration of this type of training in the academic curriculum is already happening in some cases, predicting that in a near future this will be part of the national higher education reality, as a way of enhancing the quality of university education. However, there are still some barriers to overcome as the poor perception of the library and librarians major role, in the faculty environment.