Author(s): Dias, Carla Susana Aparício, 1978-
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/632
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Educação artística; Género; Feminismo; Narrativas de vida; Teses de mestrado
Author(s): Dias, Carla Susana Aparício, 1978-
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/632
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Educação artística; Género; Feminismo; Narrativas de vida; Teses de mestrado
Tese de mestrado, Educação artistica, 2010, Universidaded de Lisboa, Faculdade de Belas Artes
As narrativas de vida como metodologia própria, têm sido um meio privilegiado de reconstituir os estudos sobre mulheres'. Neste trabalho, indagamos a existência (ou não) de campos artísticos predominantemente femininos' ou masculinos', para atentarmos sobre a variabilidade de conceitos como os de: género', sexo' e feminismo'. Considerando estas indagações como questões teóricas' que reflectem uma necessidade de consciencialização e aprofundamento do individual e do colectivo, procurámos a resposta' de autoras(es) dos mais diversos campos científicos, colocando, várias das denominadas questões de género'. A partir destes estudos (gerais) do feminino' e do feminismo' concentrámo-nos em perspectivas concretas da educação artística, encontrando, nomeadamente nas perspectivas de Georgia Collins e Renee Sandell a diferença sexual binária' como possibilidade de complementaridade' dos aspectos transcendentes (ligados ao masculino) e imanentes (ligados ao feminino) como partes constitutivas de todos os indivíduos. Nesta perspectiva, explora-se a possibilidade de potenciar práticas em educação artística mais efectivas do ponto de vista da valorização' de cada indivíduo como género' diferenciado dos demais, explorando os vários tipos de ensino em que esta assumpção pode ser aplicada. Depois de escutar' também os ecos portugueses' de Teresa Joaquim, Eugénia Vasques, Teresa Pinto, Maria José Magalhães (e outras) estas questões' são, por fim, contextualizadas através do percurso de vida' de uma artista e educadora (Maria Almira Medina) que, tendo experienciado várias realidades pessoais, sociais e políticas, pôde espelhar e acrescentar novos dados aos estudos sobre mulheres em Portugal