Document details

A aprendizagem por projectos mediada por robots : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano

Author(s): Gigante, Sónia Alexandra Jerónimo

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/6404

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Ensino da informática; Área de projecto; Robótica; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011


Description

Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2011

O presente relatório reflecte o trabalho e a experiência obtida durante a prática de ensino Supervisionada, respeitante à disciplina de Introdução à Prática Profissional IV – Informática, do Mestrado em Ensino de Informática, da Universidade de Lisboa. O trabalho aqui fundamentado baseou-se em aulas devidamente supervisionadas na Escola Secundária Camões, situada em Lisboa. No cômputo a actividade teve a duração de seis aulas de noventa minutos de onde foram retidas as principais conclusões da problemática em estudo. A turma cooperadora deste trabalho era constituída por alunos do 12º A, 12º B e 12º C do Curso de Ciências e Tecnologias. A prática e observação foram realizadas na área curricular não disciplinar Área de Projecto. A escolha da disciplina está intrinsecamente relacionada com a questão da problemática em causa que centra-se fundamentalmente na aprendizagem por projectos mediada por Robots. É parte aglomerante deste relatório uma breve introdução onde é realizado um breve enquadramento do objecto em estudo e das questões que dão base a este trabalho. Depois da introdução é, também, feito um enquadramento relativo à prática leccionada e orientações curriculares onde foi realizada uma breve descrição da área curricular não disciplinar Área de Projecto e o seu surgimento no Ensino Secundário no ano lectivo 2004/2005. Neste contexto é descrita uma breve reflexão da aprendizagem por projectos mediada por robots e a sua importância. Posteriormente é feita a identificação do local de intervenção do estudo com uma breve caracterização da escola e identificação e constituição da turma. Também é parte integrante deste ponto a identificação do plano de actuação e do módulo temático, com a descrição dos principais conteúdos e objectivos a atingir no plano de trabalho. Segue-se uma breve explicação das estratégias de intervenção onde são descritas as dinâmicas de trabalho e a avaliação dos projectos. É feita a exposição do plano de actividades a desenvolver, bem como a sua calendarização de acordo com as normas do Mestrado de Ensino em questão. Na finalização deste trabalho de estudo, são explícitos os métodos de avaliação das aprendizagens, a descrição do ocorrido nas aulas supervisionadas e os métodos utilizados na recolha dos dados necessários para análise e apresentação das conclusões que permitem dar resposta à problemática e às questões implícitas no objecto de estudo. Este relatório termina com uma breve reflexão de todo o trabalho por mim desenvolvido e previamente planeado para o alcance de conclusões concretas e plausíveis que deram respostas às questões que constituíram o meu trabalho de estudo.

The present report reflects the work and the experience during the Teaching Practice under supervision, related to the school subject “Introdução à Práctica Profissional IV – Informática”, from the Master Degree in „Ensino de Informática‟, from the University of Lisbon. The work which is the basis of this summary was based on lessons that occurred under supervision and that took place at “Escola Secundária Camões”, in Lisbon. The activities went on during six lessons of ninety minutes each, from which the main conclusions of what has been studied were taken. The group that took part of this study has included students from different classes: 12º A, 12º B e 12º C from the Sciences and Technologies Area (Curso de Ciências e Tecnologias). The practice and the observation of the lessons were done in the school subject „Area de Projecto‟. The choice of this subject was closely related to the topic that has been developed, centred basically on learning through projects using robots. This report includes a short introduction with the study and the questions that are the basis of the work. After the introduction, it is also referred the framing related to the teaching practice and to the curriculum details of the school subject „Area de Projecto‟ which had its beginning in the years 2004/2005. In this context a brief reflexion on the topic „Learning by projects through robots and its importance‟ is described. Afterwards it is referred the place where the study occurred, a characterization of the school and of the class and its students. It is also referred the identification of the subject unit with the description of the contents and the main purposes to achieve with the working plan. The following item focus the strategies of intervention where the activities, the working steps and the evaluation of the projects are explained. In the last part of this study, the methods used in the evaluation of the students‟ learnings, the description of the observed lessons and also the methods which led to the conclusions, are explained. This report ends up with a short reflection of the work that I have planned and developed in order to achieve the conclusions that were the aim of my study.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Matos, João Filipe, 1950-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents