Author(s): Rodrigues, Isabel Maria Dâmaso, 1966-
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/663
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Design de equipamento; Teses de doutoramento - 2008
Author(s): Rodrigues, Isabel Maria Dâmaso, 1966-
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/663
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Design de equipamento; Teses de doutoramento - 2008
Tese de doutoramento em Design de Equipamento, apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Belas Artes, 2008
Identificar o território de interacção entre desenho e design no âmbito do design de equipamento, coloca-se neste trabalho como uma forma de procurar compreender a natureza conceptual do design e o papel da visualidade neste contexto. Desenhar o que é pensado e pensar aquilo que é desenhado permite ampliar o espaço criativo necessário ao desenvolvimento do projecto, razão pela qual o desenho se constitui como uma ferramenta de projecto que actua não apenas ao serviço da tradução visual daquilo que é pensado, mas que desencadeia uma subsequente etapa de elaboração de conceito próximo da sua natureza gráfica. Com o objectivo de compreender o modo como este processo acontece no concreto, este trabalho incide no estudo dos desenhos de concepção de quatro designers portugueses, cujo trabalho é amplamente reconhecido. Para cada autor é definido um enquadramento da sua actividade criativa, o qual contextualiza uma interpretação dos esquissos produzidos durante a elaboração do conceito com base na relação entre estratégias gráficas adoptadas e especificaçõe de design contempladas. A leitura dos esquissos é completada com a reconstituição que os autores conduzem sobre os seus processos criativos. Face à diversidade de opções gráficas e conceptuais identificadas entre os diferentes autores, e face à constância de linhas programáticas dentro do pensamento individual e colectivo do design, conclui-se que o pensamento de projecto se encontra fortemente articulado com o tipo de representação a que o designer recorre, e que no caso dos esquissos, isto é particularmente revelado devido à proximidade da sua execução com o processo mental do autor.
To identify the interaction are between drawing and design in the field of product design, is here a way of understanding the conceptual nature of design and the role of visuality in this context. To draw what is thought and to think what is drawn permit to magnify the creative space needed for product development, and this why drawing is actually a project tool that acts not only on the visual translation of what is thought, but that triggers a new step of concept elaboration close to its graphic character. Putting the aim on understanding the way this process happens in concrete, this work focuses on the study of conceptual sketches of four Portuguese designers, whose work is amply recognised. For each author is defined a context of his creative activity, which situates the interpretation of the sketches made during the development for the concept and taking the relation between the graphic strategies adopted and the design specifications fitted as the ground. The reading of the sketches is completed with the reconstitution that the authors drive above their creative processes. facing the diversity of graphic and conceptual options identified between the different authors, and facing the constancy of programmatic lines in individual and collective design thoughts, is concluded that design thinking is strongly articulated with the type of representation that the designer uses, and that, in the case of sketches, this is particularly disclosing in spite of the proximity of its realization with the designer's mental process.
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)