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A micro-análise da comunicação em psicoterapia : comparação da psicologia clínica positiva com a terapia cognitivo-comportamental

Author(s): Silva, Maria Teresa Venâncio Correia Salgado da

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/702

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Psicologia positiva; Psicoterapia; Terapia cognitivo-comportamental; Teses de mestrado


Description

Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva Comportamental e Integrativa), 2008, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Em Psicoterapia, a Micro-análise é a análise momento-a-momento dos actos de comunicação observáveis entre terapeuta e cliente. Este estudo micro-analisou sessões demonstrativas de peritos em Terapia Cognitivo-Comportamental, especificamente uma sessão individual descrita por Judith Beck e excertos de sessões conjugais de Psicologia Clínica Positiva, de Perloiro, Neto e Marujo. A análise avaliou como é que os terapeutas comunicaram, nomeadamente se as suas declarações tomaram a forma de formulação ou de questão, estas foram avaliadas quanto ao conteúdo (centrado na solução, centrado no problema, cognitivo, emocional), à polaridade (positiva, negativa, positiva-negativa, neutra), e quanto à perspectiva temporal envolvida (sobre passado, presente, futuro). Também foram analisadas as respostas dos clientes, utilizando as mesmas categorias, exceptuando as formulações. Os resultados mostram que as intervenções da terapeutaCognitivo-Comportamental difere das dos terapeutas da Psicologia Clínica Positiva no modo como estrutura a comunicação: a terapeuta Cognitivo- -Comportamental usa perguntas que se dispersam por diversas categorias e formulações, enquanto os peritos da Psicologia Clínica Positiva se focam exclusivamente em perguntas centradas na solução e positivas. Comparando as declarações dos clientes da Psicologia Clínica Positiva com a do respectivo terapeuta, verifica-se que responderam no mesmo sentido direccionado pelo terapeuta. Quanto à comparação das categorias das respostas da cliente de Beck face às categorias das questões da terapeuta, os resultados vão neste mesmo sentido de espelho , salvo no que diz respeito às categorias da polaridade, onde se notam algumas discrepâncias, havendo uma predominância de questões positivas do clínico para um número aproximado de respostas positivas e negativas da parte da cliente. Conclui-se quanto à utilidade de aprofundar futuramente a análise detalhada da comunic

In psychotherapy, Microanalysis is a therapist‟s communication analyzed moment-by- moment. The study that we have performed consisted of applying Microanalysis to a session of Cognitive Behavioural Therapy and focused on the actions of a select number of experts. Of the experts studied, the focus was mainly on a session by Judith Beck, and a Couples‟ Therapy session from Positive Clinical Psychology by Perloiro, Neto and Marujo. The analysis assessed the therapist's communication process, in particular if the therapist‟s contribution was formulations or questions. The study assessed the questions in the terms of content (solution- -focused, problem-focused, cognitive, emotional), polarity (positive, negative, positive- -negative, neutral) and involved temporal perspective (about past, present, future). The responses of the client were analysed as well, using the same categories except for formulations. Results show that Cognitive Behavioural Therapy interventions differ from Positive Clinical Psychology in the way that the therapists structure communication. Cognitive Behavioural therapists use formulations and questions diffused over diverse categories while Positive Clinical Psychology experts focused only their utterances in solution-focused and positive questions. Comparing the utterances of clients from the Positive Clinical Psychology approach with those of their therapist, we concluded that they respond in a mirroring manner. The categories of response from Beck‟s client in comparison to the therapist‟s question categories also show a mirroring‟ effect, with the exception of the polarity category, where some discrepancy is noted: there exists a majority of positive questions from the therapist to an approximately equal number of positive and negative responses from client. It would be useful to observe this phenomenon in further depth in future analyses of client-therapist communication in the clinical process context, especially in the char

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marujo, Helena Águeda, 1958-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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