Author(s): Silva, Diogo Agostinho Oliveira da
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/707
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Orientação vocacional; Auto-eficácia; Teses de mestrado
Author(s): Silva, Diogo Agostinho Oliveira da
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/707
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Orientação vocacional; Auto-eficácia; Teses de mestrado
Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), 2008, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Numa perspectiva sócio-cognitiva do desenvolvimento vocacional, este trabalho delineia o planeamento de uma investigação, cuja temática focaliza o efeito da avaliação dos interesses inventariados no grau de certeza, com que a decisão do 10º ano é tomada pelos estudantes. Procura-se ainda compreender o contributo da avaliação dos interesses para a promoção das capacidades de reflexividade e de auto-avaliação, que são componentes essenciais do auto-conhecimento. A proposta enunciada indica as vantagens de se proceder à investigação junto de jovens do 9º ano de escolaridade que se encontrem a frequentar um programa de orientação da carreira. Os jovens passam por uma condição pré-teste em que respondem à Escala de Auto-Eficácia na Tomada de Decisão de Carreira - Forma Reduzida (Career Decision Making Self-efficacy Scale - Short Form). Posteriormente, realizam o Inventário de Interesses de Kuder - Forma E. Por fim, numa condição pós-teste, respondem de novo à escala inicial. Os resultados esperados indicam a avaliação dos interesses como uma fonte de informação para a auto-eficácia na decisão de carreira.
This work traces a research set under a social-cognitive perspective of the vocational development. The work's theme focused on the effect of inventoried interest assessment in the certainty degree with which the tenth grade decisions is taken by students. The contribution of interests' assessment to promoting of reflexivity and self-appraisal skills, essential components of self-knowledge, will also be in study. The exposed proposal states the advantages to do investigation among ninth grade students engaged in a career orientation program. Students go through a pre-test condition completing the Career Decision Making Self-efficacy Scale - Short Form. Afterwards, they complete the Kuder General Interest Survey. At last, on a post-test condition, they complete again de initial scale. The expected results indicate interests' assessment as a source of information for career decision making self-efficacy.