Author(s):
Mendes, Elsa
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7243
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): DeMille, Cecil Blount, 1881-1959 - Crítica e interpretação; Cinema - Estados Unidos da América - séc.20; Cinema e história; Civilização antiga - No cinema; Idade Média - No cinema; Teses de doutoramento - 2012; Peplums - História e crítica
Description
Tese de doutoramento, Estudos de Literatura e de Cultura (Estudos Americanos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
Através do estudo de oito filmes de Cecil B. DeMille (1881-1959), não descurando breves intromissões históricas em outras películas, pretendemos analisar as formas propostas pelo realizador para representar filmicamente a Antiguidade Clássica e a Idade Média, na primeira metade do século XX, no âmbito do cinema produzido em Hollywood. Deixando transparecer um gosto evidente pela manipulação de múltiplas tradições (literárias, pictóricas, teatrais, operáticas), DeMille apropriou-se de uma teia complexa de fontes que contribuíram para diversificar a linguagem cinematográfica e, na perspectiva apresentada neste estudo, a transformaram num cadinho de elementos, processos e mecanismos de afirmação da Cultura Contemporânea Ocidental.
Through the study of eight films of Cecil B. DeMille (1881-1959), not avoiding brief historical intermezzi in other movies, we analyze the forms proposed by the director to represent the Classical Antiquity and the Middle Ages in his work, throughout the first half of the twentieth century, in the context of Hollywood productions. Showing a preference for the manipulation of multiple traditions (literary, pictorial, dramatic, operatic), DeMille adopted a complex web of sources that contributed to diversify film language and, in the perspective presented in this study, transformed it into an amalgam of elements, processes, and mechanisms of affirmation of Western Contemporary Culture.