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Utilização do estuário do Sado pela população residente de roazes (Turisops truncatus) e interacções com a navegação

Author(s): Brito, Inês Margarida Bernardo, 1989-

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7432

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Mamíferos aquáticos; Golfinhos; Impacto ambiental; Estuário do Sado - Portugal; Teses de mestrado - 2012


Description

Tese de mestrado. Biologia (Ecologia Marinha). Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2012

Desde os anos 80 que se realizam estudos sobre a população de roazes do estuário do Sado, no entanto, o conhecimento que se tem da sua utilização do estuário e interacções com as embarcações é relativamente reduzido, desde logo, devido aos métodos utilizados até agora para o fazer, nomeadamente a utilização de sectores com resolução demasiado pequena para estudo de interferência das embarcações, ou estudos com obtenção de posições GPS a bordo de embarcações, que naturalmente mascaram os efeitos da presença/ausência de embarcações. Com o recurso à medição de ângulos a partir de pontos em terra (goniometria), esses problemas ficam resolvidos, e é possível determinar com precisão a posição de alvos no estuário (roazes ou embarcações), bem como as possíveis interferências da navegação sobre a população. Foram efectuadas observações entre Maio de 2011 e Junho de 2012, contabilizando um total de 139 horas de observação, tendo sido avistados roazes durante 44,5 horas. Nessas observações foi possível evidenciar a clara preferência dos roazes pelo canal Sul do estuário, assim como pela barra (utilizada para a transposição entre o meio estuarino e o meio oceânico), o que está de acordo com estudos anteriores sobre a população. Foi também possível inferir uma preferência pela entrada no estuário durante os períodos de enchente da maré (e saída durante a vazante), mostrando assim a utilização da maré pelos roazes em seu proveito. Face aos encontros entre roazes e embarcações, poucos foram os que resultaram num afastamento ou desaparecimento do grupo, mostrando assim, que apesar do estuário do Sado ter um nível de tráfego marítimo elevado, os roazes parecem estar adaptados, sendo que na maioria das vezes mantêm o seu comportamento anterior aquando da presença de uma embarcação em seu redor. A actividade comportamental mais observada foi a deslocação (79%), seguida da socialização (13%), e da alimentação (8%). Nunca foi observado repouso, durante as observações. De entre os comportamentos observados, os saltos foram os mais frequentes (54%), talvez devido à facilidade de registo dos mesmos, mesmo a longas distâncias. Não foi, no entanto, observada uma utilização diferencial do estuário.

Since the 80's that studies have been conducted about the bottlenose dolphins population in the Sado estuary, yet the knowledge about how they use the estuary and their interactions with the marine traffic is relatively scarce mainly because of the methods that have been used until now, the sectors were delimitated with a resolution too low to be used in studies of interactions, also studies using GPS on board of boats masked the effect of boats on the behavior of the dolphins because of the boat obligatory presence to register the GPS position. These issues can be overcomed by using angle measurement from pre-defined landmarks, allowing studies of the estuary use by the bottlenose dolphins population, their interactions and behavioral changes because of the presence of vessels. For this study observations were made between May 2011 and June 2012, accounting a total of 139 hours of observation, and bottlenose dolphins have been spotted for a total of 44,5 hours. It's clearly visible the bottlenose dolphins preference for the estuary South canal as for the estuary inlet (used for the transposition between the estuarine and the oceanic zone), which is accordingly with the studies already documented for this population. It was also possible to infer a preference for entering in the estuary during the tidal flood (and exit during tidal ebb), thus showing that the bottlenose dolphin use the tidal movements for their advantage. From all the interactions between the dolphins and the ships, only few resulted in a disappearing or going away behavior. This way we can assume that, even with a lot of marine traffic in the estuary of Sado, the bottlenose dolphins seem to be adapted to it. Most of the times the same behavior is maintained when a boat approaches the area. The most observed behavior was travel (79%), followed by socialization (13%) and feeding (8%). There are no records of resting periods visible during the observations. Regarding the registered and identified behaviors leaps are the most frequent (54%), mainly because of the ease of identifying this actions even at long distances.

Document Type Master thesis
Language English
Advisor(s) Andrade, Francisco, 1956-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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