Document details

Quatro passos para a escrita

Author(s): Cardoso, Mário Pacheco, 1981-

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7516

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Língua inglesa; Língua alemã; Estudo e ensino; os da prática de ensino supervisionada - 2012


Description

Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Inglês e Alemão, Universidade de Lisboa, 2012

O presente trabalho teve como objetivo a utilização de uma estratégia, “Quatro Passos para a Escrita”, baseada no livro How to Teach Writing de Jeremy Harmer (2004), que envolve um processo com quatro etapas: planificação, primeira versão, edição e versão final. Esta estratégia foi aplicada a uma turma de sétimo ano, no âmbito de língua estrangeira, na disciplina de Inglês. Durante cinco aulas de noventa minutos, foi trabalhada cada etapa do processo, tendo sido na última sessão aplicado o método na íntegra. O nível inicial dos trabalhos escritos denotava uma enorme simplicidade e semelhança entre os diferentes tipos de texto pedidos. Os resultados obtidos justificam a sua utilização, uma vez que é notória a evolução do material recolhido, não só ao nível da extensão, como de conteúdo e organização. Em conclusão, salienta-se o maior ânimo dos alunos na realização deste tipo de tarefas, uma vez que adquirem ferramentas que os ajudam na sua concretização.

This paper’s aim was the use of a strategy, “Four Steps to Writing”, based on Jeremy Harmer’s book How to Teach Writing (2004), which involves a four-stage process: planning, first version, editing and final version. This strategy was applied to a seventh grade class, in English as a foreign language. During five ninety-minute lessons, each stage was developed and then fully performed in the last session. The first texts to be collected were very simple and similar among different given tasks. The results justify the regular use of this strategy, since the improvement of the texts was noticeable in terms of length, content and organisation. In conclusion, the students’ enthusiasm performing these kinds of tasks is highlighted, since they are given a strategy which helps them to better prepare for and perform writing tasks.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Grigg, Thomas Joe
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents