Document details

Educação para o desenvolvimento sustentável no contexto da década:discursos e práticas no ensino básico

Author(s): Gomes, Manuel António Carvalho, 1960-

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7555

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Educação para o desenvolvimento sustentável; Geografia - Estudo e ensino; Política educativa - Portugal; Teses de doutoramento - 2012


Description

Tese de doutoramento, Geografia (Ensino da Geografia), Universidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) – 2005-14 – é o reflexo da preocupação das Nações Unidas nos campos da educação e do desenvolvimento sustentável, promovendo uma educação que responda às crises ambiental, social, económica e cultural, instaladas na sociedade. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) promotora dos princípios de sustentabilidade surge como uma resposta a essas crises. A questão Podem as escolas implementar a EDS?, foi o ponto de partida desta investigação cuja finalidade consiste em compreender o grau de acolhimento da DEDS na política educativa nacional, da implementação da EDS nas escolas do ensino básico e, do papel que a disciplina de Geografia desempenha nesse processo. A obra é constituída por seis capítulos, o primeiro apresenta os objetivos e a metodologia do estudo, caracteriza a amostra e descreve o questionário implementado. O segundo discute conceitos no âmbito da EDS, apresenta a evolução da educação ambiental e a emergência da EDS. O terceiro caracteriza o contexto de implementação da DEDS. O quarto aborda a transposição de diplomas internacionais para o direito português e avalia a flexibilidade de instrumentos da política educativa à integração da EDS. No quinto faz-se a análise e sistematização dos dados recolhidos. No sexto, apresenta-se a interpretação das representações dos inquiridos sobre a DEDS e sobre as diferentes dimensões da EDS e por fim apresentam-se as conclusões na perspetiva de Escolas-EDS. A metodologia em espiral utilizada combinou um mix de métodos o que permitiu conjugar diferentes momentos do percurso investigativo. Os resultados da investigação evidenciam, ao nível da política educativa nacional, a existência de instrumentos e condições facilitadores da integração da EDS na educação escolar, que o ensino da Geografia constitui uma referência fundamental nesse domínio. Mostram, também, que é essencial potenciar os compromissos assumidos no âmbito da DEDS e envolver mais as organizações escolares de forma a efetivar-se a EDS, e que o seu êxito depende muito da existência de professores competentes e com prestígio.

The Decade of Education for Sustainable Development (DESD) – 2005-14 – is the reflection of the United Nations’ concerns in the fields of education and sustainable development, encouraging an education which responds to environmental, social, economic and cultural crises within society. The Education for Sustainable Development (ESD) promoter of the principles of sustainability has come up with an answer to these crises. The question Can schools implement the ESD? was the starting point for this research the aim of which is to understand the level of response of the national educational policy to the DESD, the implementation of ESD in basic education schools and the role of Geography in this process. The work is structured in six chapters. The first presents the aims and methodology of the study, characterizes the sample and describes the questionnaire used. The second discusses concepts in the ESD context, presents the development of environmental education and the rise of ESD. The third identifies the context of implementation of the DESD. The fourth broaches the conversion of international diplomas to Portuguese law and appraises the flexibility of educational policy as regards the integration of ESD. The fifth analyses and systemizes the data gathered. The sixth presents the interpretation of the representations of those questioned regarding the DESD and the different scopes of ESD and finally the conclusions from the ESD-Schools perspective. The spiraling methodology used combined a mix of methods so that different circumstances during the research could be coordinated. The results of the research showed, at the level of national educational policy, the existence of means and conditions to facilitate the integration of ESD, the teaching of Geography being a fundamental reference in this area. They also point to the need to strengthen the commitments undertaken in the context of the DESD and involve school organizations more in the implementation of ESD. The success of ESD depends a great deal on competent and influential teachers.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Ana Ramos, 1953-; Cachinho, Herculano A. P., 1960-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents