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Adaptabilidade e empregabilidade numa perspectiva construtivista:(estudo com desempregados em contexto de formação)

Author(s): Fraga, Sandra Isabel Dias, 1977-

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7701

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Teses de doutoramento - 2013


Description

Tese de doutoramento, Psicologia (Psicologia dos Recursos Humanos do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013

A questão de investigação do trabalho que se apresenta incide no estudo da adaptabilidade e da empregabilidade numa amostra de 300 desempregados em contexto de formação profissional. Os construtos estudados são de natureza psicossocial e fundamentam-se em duas abordagens teóricas: o conceito de adaptabilidade na carreira da abordagem construtivista (Savickas, 2005), com cinco dimensões (Preocupação, Controlo, Curiosidade, Cooperação e Confiança); e o conceito de empregabilidade disposicional (Fugate & Kinicki, 2008), com cinco dimensões (Abertura a mudanças no trabalho, Proactividade no trabalho e na carreira, Motivação na carreira, Resiliência no trabalho e na carreira e Identidade de trabalho). Destes construtos decorrem instrumentos de avaliação psicológica – Inventário sobre Adaptabilidade e Inventário sobre Empregabilidade – traduzidos e adaptados para Portugal no âmbito desta investigação. As medidas revelam adequação psicométrica e os resultados corroboram a relação positiva entre adaptabilidade na carreira e empregabilidade (enquanto adaptabilidade proactiva especifica do trabalho). Os estudos diferenciais sugerem que desempregados entre os 31 e os 45 anos auto-avaliam maior adaptabilidade e empregabilidade comparativamente aos mais jovens e mais velhos. Na comparação entre homens e mulheres não se verificam diferenças significativas para a adaptabilidade; para a empregabilidade, as mulheres auto-avaliam maior proactividade no trabalho e na carreira. Esta dimensão também distingue indivíduos em primeira situação de desemprego daqueles que vivenciam pelo menos a segunda situação, em favor destes últimos. A análise de conteúdo de dados qualitativos sugere que alguns dos motivos para o desemprego se relacionam com a necessidade de formação qualificante e com factores de natureza económica e laboral. A aquisição de formação continua a ser valorizada e um dos motivos para a ausência de uma procura activa de emprego; aqueles que procuram, valorizam sobretudo fontes e tarefas tradicionais. No final tecem-se algumas considerações sobre a necessidade de políticas de incentivo à criação de emprego, de acesso ao primeiro emprego e de programas de estágio, e sobre a importância do aconselhamento de carreira/vida construtivista na ajuda para a construção da carreira e para o desenvolvimento de recursos de adaptabilidade e de competências de empregabilidade.

The research question of this study now presented focuses on adaptability and employability in a sample of 300 unemployed enrolled in occupational training. Both constructs are psychosocial and sustained in two theoretical approaches: the concept of career adaptability of the career construction theory (Savickas, 2005), with five dimensions (Concern, Control, Curiosity, Cooperation and Confidence) and the concept of dispositional employability (Fugate & Kinicki, 2008), with five dimensions (Openness to changes at work, Work and career proactivity, Career motivation, Work and career resilience and Work identity). These constructs are associated with psychological measures – Career Adapt-Abilities Scale-Form 1.0 and Dispositional Measure of Employability – translated to Portuguese language at the present research. The measures reveal psychometric adequacy and the results sustain the positive relation between career adaptability and employability (as proactive adaptability specific to work and careers). Differential studies suggest that unemployed between 31 and 45 years old self-perceive higher adaptability and employability comparing with younger and older ones. There are no differences in adaptability according to gender; as for employability, women self-perceive higher work and career proactivity. This dimension also distinguishes individuals experiencing unemployment by the first time from those experiencing it at least by the second time, favoring the last ones. Content analysis of qualitative data suggests that some of the issues for unemployment relates with the need for occupational training and with factors of economical and labor nature. Training acquisition is still valued and is one of the reasons for the absence of an active job search; those that search for job value mainly the traditional sources and tasks. Some final remarks for practice are discussed, such as the need for policies to encourage job creation, access to first job and internship programs and the importance of constructivist career counseling for helping career/life construction and development of adaptability resources and employability competencies.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Duarte, Maria Eduarda, 1955-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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