Document details

Contributos para a formação ética dos educadores de infância em formação inicial

Author(s): Duarte, Margarida Maria de Oliveira, 1962-

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/777

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Formação inicial de professores; Deontologia profissional; Educação infantil; Teses de mestrado


Description

Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008

O presente estudo relaciona-se com a formação inicial de educadores de infância, direccionada para a dimensão ética e deontológica da profissão. Nesta perspectiva, procurámos destacar a importância do Jardim-de-infância no desenvolvimento moral da criança, e conhecer como se processa a formação dos educadores, para o desempenho desta função. Para tal, desenvolvemos um estudo numa ESE de educadores de infância da zona da Lezíria e Médio-Tejo. Este estudo centrou-se na conceptualização dos professores de Axiologia sobre a formação ética, associada à educação de infância, e nas representações dos alunos sobre a formação que lhes é proporcionada. Foi igualmente pesquisada a posição de ambos públicos, relativamente à pertinência de um código deontológico da docência. Para a realização deste estudo, recorremos à entrevista semi-directiva, como técnica de recolha de dados, sendo estes posteriormente tratados através da análise de conteúdo. Desejamos que este trabalho possa contribuir para uma visão mais nítida, da formação ética em educação de infância, e do seu impacto nos formandos.

This study is related to the ethical and deontological dimensions of the initial training of pre-scholar teachers.We have tried to highlight the kindergarten/nursery's importance on the child moral development. We have also tried to understand how pre-scholar teachers' training is developed in order to prepare the teachers to perform their functions.In order to do so, we have developed a study in an ESE of pre-scholar teachers from the Lezíria and Médio Tejo's area.This study focuses on the axiology teachers' conceptualization on the ethical training in the initial training of pre-scholar teachers as well as on the representations of future pre-scholar teachers on the training provided to them.We have also searched both groups' position regarding the relevance assigned to a teaching code of ethics.In order to collect the data we used the semi-structured interview. Later, to analyse these data we used the content analysis.We hope this study contributes to a clearer perspective of pre-scholar teachers' ethical training and its impact on the trainees.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Estrela, Maria Teresa, 1936-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents