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A percepção dos adultos sobre a influência dos mass media nos seus estilos de vida

Author(s): Gonçalves, Marta Sofia Fernandes José, 1982-

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/779

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Psicologia da educação; Mass-media; Estilos de vida; Professores; Teses de mestrado


Description

Tese de mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008

O Estilo de Vida reporta-se à pessoa como um todo e em todos os aspectos da sua actividade. Podemos entender estilo de vida como a forma que o indivíduo concebe a sua própria vida, se relaciona consigo mesmo, com as outras pessoas e com o meio. Foi nosso objectivo de estudo conhecer a influência dos diferentes meios de comunicação de massas nos estilos de vida adoptados por professores do 1º Ciclo. O tipo de aptidões e de conhecimentos de que o homem necessita para a sua sobrevivência e desenvolvimento, são adquiridos simultaneamente por interacção e por comunicação com os que o rodeiam, e por transmissão da cultura ao longo das gerações. Em todas as culturas, a família surge como o principal agente de socialização da criança. Em períodos posteriores, entram em acção outros agentes, como sendo, a escola, os grupos de pares e os meios de comunicação. Considerando a necessidade de obtenção de dados relacionados com os estilos de vida dos professores e com as principais fontes de informação sobre esta temática, houve a necessidade de aplicar instrumentos apropriados à recolha de ideias, atitudes, comportamentos, preferências, intenções ou expectativas dos participantes (entrevista e questionário). Assim, optámos por uma metodologia de investigação mista, exploratória e de tipo essencialmente descritivo correlacional. Os resultados obtidos mostraram que as atitudes e comportamentos de saúde dos professores são influenciados pelas suas opiniões acerca da importância dos mass media.

Life Style regards all aspects of a person's activity and the person itself. We can understand Life Style as the way the individual foresees his own life, the way he relates to himself, to others and to the surrounding environment.Our purpose was to study and acknowledge the influence the different means of communication have over life styles adopted by 1st Grade teachers.The kind of aptitudes and knowledge man needs to his survival and development, are acquired through interaction and communication with those who surround him and cultural transmission from generation to generation. In all cultures family arise as the main agent for the socialization of children. In subsequent periods, other agents like the school, groups of pairs and means of communication, come into action. Bearing in mind the need of gathering of data regarding teachers' life Styles and the main sources of information on this topic, it became necessary to apply appropriate instruments in the gathering of ideas, attitudes, behaviours, preferences, intentions or expectations from the participants (interview and questionnaire). So, we adopted a mixed investigation methodology, exploratory and essentially descriptive co-relational. The results showed that teachers' attitudes and healthy behaviours are influenced by their opinions on the importance of mass media.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Miranda, Guilhermina Lobato
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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