Document details

O processo de reconhecimento, validação e certificação de competências

Author(s): Simões, Ana Filipa Besteiro, 1985-

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/790

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Validação de competências; Formação de adultos; Relatórios de estágio


Description

Relatório de estágio realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre em Ciências da Educação (Formação de Adultos), apresentado à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008

De modo a concluir o Mestrado em Ciências da Educação, concebi o presente documento, dando a conhecer o caminho que percorri durante dez meses de estágio num Centro Novas Oportunidades no concelho da Amadora. Com o objectivo de me integrar na dinâmica do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, e de compreender a figura do Profissional de RVC, participei em actividades como o acompanhamento de adultos nos momentos de Diagnóstico e Reconhecimento, na correcção de Portfolios Reflexivos de Aprendizagem, na reformulação dos instrumentos de Diagnóstico e na realização de tarefas organizativas, tais como a redacção de actas de sessões de júri de validação e introdução de dados em sistema informático. Para o desenvolvimento das tarefas que me foram solicitadas ao longo do tempo, recorri não só aos elementos que compõem a equipa técnico-pedagógica do Centro, mas também aos conhecimentos que adquiri durante a Licenciatura em Ciências da Educação (nomeadamente na área da Formação de Adultos), e às pesquisas que fui realizando sobre a Iniciativa Novas Oportunidades e o Processo de RVCC. A redacção deste documento foi algo que fui elaborando gradualmente, procurando articular as aprendizagens desenvolvidas no estágio com as informações teóricas que recolhi, ao mesmo tempo que reflectia sobre cada uma das etapas que ia superando. Estruturalmente, num primeiro momento apresento o meu projecto de estágio, enquanto numa segunda fase descrevo a sua dinamização e o papel que desempenhei em cada uma delas. O balanço desta experiência é bastante positivo, pois consegui integrar-me na realidade dos Centros Novas Oportunidade e do Processo de RVCC, executando as funções de um Profissional de RVC e compreendendo a complexidade inerente ao acompanhamento de adultos. Além disso, sinto que me tornei mais autónoma, assimilei novos conhecimentos e adquiri um maior à vontade na interacção com os outros.

In order to conclude the Master Degree in Educational Sciences, I conceived the present document, giving to know the path I covered during my period of training in a New Opportunity Center. With the intention to integrate in the dynamics of the Process of Recognition, Validation and Certification of Competences, and to understand the figure of the Professional of RVC, I participated in activities as the accompaniment of adults at the moments of Diagnosis and Recognition, in the correction of the Learning Reflective Portfolios, in the re-conception of the instruments of Diagnosis and in the accomplishment of organizative tasks, such as the elaboration of minuteses of sessions of jury and introduction of information's on informatical system. For the development of the tasks that were requested me throughout the time, I appealed not only to the elements that compose the team of the Center, but also to the knowledge I acquired during my formation in Educational Sciences (over all in Formation of Adults), and in the research that I developed about the New Opportunities Initiative and the Process of RVCC. The writing of this document was something I did gradually, trying to articulate the learning developed during the period of training with the theoretical information that I collected. About its structure, first I present my own project, and in a second phase I describe its application and the paper I played in each moment. The rocking of this experience is very positive, since I integrated myself in the reality of the New Opportunity Centers and the Process of RVCC, executing the functions of a Professional of RVC and understanding the inherent complexity to the accompaniment of adults. Moreover, I feel that I became a more autonomous person, with new Knowledge and with a greater to the will in the interaction with others.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents