Document details

Aprender na sociedade da informação e do conhecimento:-entre o local e o global-:contributos para a educação para a paz

Author(s): Belchior, Margarida

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8005

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Teses de doutoramento - 2013


Description

Tese de doutoramento, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013

Esta investigação é um estudo com características antropológicas e sociológicas, sobre como se aprende na sociedade da informação e do conhecimento. Realizou-se num contexto de formação contínua de professores, em estreita articulação com as respetivas práticas de sala de aula. Procurei compreender de que modo os artefactos tecnológicos podem ser mediadores de aprendizagens, através de uma pesquisa que se fundamenta na etnografia e na investigação-ação participada, tendo como preocupações subjacentes os atuais problemas da humanidade, na perspetiva da Educação para a Paz (“Peace Studies”, perspetiva crítica e perspetiva holística), adoptando uma abordagem baseada no conceito de aprendizagem como participação nas práticas sociais (aprendizagem situada). A parte empírica do estudo foi desenvolvida em duas fases: a fase exploratória e a fase de implementação. A primeira teve como finalidade delinear os contornos da pesquisa e perceber a sua pertinência. Na segunda foi levada a cabo uma oficina de formação contínua de professores destinada a professores do 1.º CEB e a educadores de infância, em regime de “b-learning”. Depois de apresentados os resultados da primeira fase, são descritas analiticamente a oficina de formação, através de uma “Etnografia da prática de formação” e uma “Trajetória de participação social” realizada por uma das formandas. A oficina de formação, foi constituída por dois ciclos de investigação ação participada. O primeiro correspondeu à construção participada da prática de formação, na qual se inclui o domínio progressivo das ferramentas tecnológicas utilizadas. No segundo ciclo foram desenvolvidos projetos colaborativos entre as turmas. No final da pesquisa posso afirmar que as aprendizagens realizadas pelos docentes, ao participarem nesta prática de formação, foram reificadas através dos artefactos tecnológicos utilizados: a plataforma de aprendizagem, os blogues de turma, os relatos de atividades publicados e os projetos colaborativos desenvolvidos. As diferentes formas de reificação, denotam de identidades profissionais diversas.

This study is about how people learn in the knowledge era, it is based on a anthropological and sociological approach. It was conducted through in an in-service teacher education setting, in strait articulation with their classrooms’ practice. I aimed to understand how ICT are used as mediating tools to learn. Using an ethnographic and participatory action-research approach and having as back-ground concerns related with the current problems that humanity faces, based on Peace Education perspectives (“Peace Studies”, critical and holistic approaches), I used as learning theory situated learning – learning as participation in the social world. The empirical part of the study was developed in two phases: the exploratory phase, and the implementation phase. The first one had as goal to understand the relevance of it. In the second one was implemented a educational workshop, in “blearning”, for both primary and kindergarten teachers. After the presentation of the results of the first phase, I present the social practice of the educational workshop through an “ethnography of practice of educational workshop” and the description of a “social participation trajectory”, which was made by one of the teachers who participated in the workshop. The educational workshop was composed by two cycles of participatory actionresearch. The first one corresponded to the building of the educational practice, in which is included the gradual technological domain of the tools used. In the second cycle were developed several collaborative projects between the classroom groups. At the end of this research I can state that what teachers learned during this process by participating in this educational practice, was reified through the technological artifacts used: the learning platform, the classroom blogs, the activities reports and the collaborative projets they developed. Different ways of reification are associated with different professional identities.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, SFRH/BD/41023/2007)

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Matos, João Filipe, 1950-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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