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Mediação e gestão de conflitos numa escola básica do 2º e 3º ciclo

Author(s): Alves, Catarina Elisa Luiz, 1988-

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8035

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Educação intercultural - Portugal; Mediação de conflitos; Resolução de conflitos; Construção social; Relatórios de estágio de mestrado - 2012


Description

Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012

O Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação na área de especialização em Educação Intercultural, tendo sido realizado no Agrupamento de Escolas do Bairro Padre Cruz. Consistiu no desenvolvimento de um projeto de intervenção em Mediação instituído em contexto educativo, na integração e colaboração nos projetos e atividades executadas pelos técnicos do GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família), bem como no acompanhamento e cooperação prestado na intervenção realizada aos alunos com necessidades educativas especiais. Na época em que nos encontramos, temos vindo a constatar que a resolução pacífica dos conflitos tem sido um dos grandes desafios com que a sociedade se tem deparado. A escola é o espelho da sociedade, como tal os seus conteúdos e as suas práticas também são determinados pelos valores e ideologias que imperam fora dos seus muros. Os desafios com que as escolas se têm enfrentado, são crescentes e cada vez mais exigentes tendo em conta as mudanças sociais que têm surgido na nossa sociedade. Atualmente, verifica-se o aumento exponencial do número de sinalizações de alunos que apresentam comportamentos de risco nas escolas, decorrentes maioritariamente da diversidade de problemáticas relacionadas com o insucesso, abandono e violência escolar. Assim sendo, torna-se premente responder de forma eficaz às necessidades e desafios que decorrem da interação de indivíduos com diferentes interesses, necessidades e desejos dando origem a situações de divergência que por vezes resultam em conflitos e ações de violência. Umas das formas que as escolas encontraram para responder a este desafio, foi através da criação e implementação de GAAF’s. Trata-se de um projeto de Mediação Escolar/Social promovido em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC), tendo a finalidade de contribuir para o crescimento harmonioso e global da criança/jovem, promovendo um ambiente mais humanizado e facilitador da integração escolar e social. Como forma de colaborar com os técnicos do GAAF na difícil tarefa de inverter esta tendência, implementámos durante o ano letivo 2011/2012 um Projeto de Mediação Escolar que consistiu em (re)abrir o Clube de Mediação fundado no ano letivo anterior na Escola Básica 2,3 Ciclo do Bairro Padre Cruz e em desenvolver e implementar um Plano de Formação em Mediação de Pares.

The Internship Report was developed under the Master of Science in Education specialization in Intercultural Education, and was conducted Group of Schools in the Bairro Padre Cruz. Consisted in developing an intervention project in Mediation set in an educational context, in integration and collaboration on projects and activities performed by technicians of the GAAF(Office for Student Support and Family), well as to follow and intervention performed in cooperation offered for students with special educational needs. In time we are in, been noted that the peaceful resolution of conflict has been one of the great challenges that the company has faced. The school is a mirror of a society. The school is the mirror of society, such as their content and its practices are also determined by the values and ideologies that rule outside its walls. The challenges that schools have been facing, are growing more and more demanding and taking into account the social changes that have emerged in our society. Now, there is an exponential increase in the number of students that have signs of risky behavior in schools, most part arising from the diversity of issues related to the failure, abandonment and school violence. Therefore, it becomes urgent to respond effectively to the needs and challenges arising from the interaction of individuals with different interests, needs and desires giving rise to situations of divergence which sometimes result in conflicts and acts of violence. One of the ways that schools found to respond to this challenge, it was through the creation and implementation of GAAF's. This is a project of School Mediation / Social promoted in partnership with the Institute of Child Support (IAC), with the purpose of contributing to the harmonious growth and overall of child / youth, promoting a more humane and facilitator of social and school integration. As a way to collaborate with technicians of the GAAF the difficult task of reversing this trend, implemented during the school year 2011/2012 a Project Mediation School which consisted of (re) open the Mediation Club founded in the previous school year in Primary School 2.3 Cycle Bairro Padre Cruz and in developing and implement a Formation Plan for Pairs mediation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Freire, Isabel Pimenta, 1952-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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