Document details

O ensino clínico de enfermagem médico-cirúrgica : contributo do feedback na promoção de competências auto-regulatórias dos futuros enfermeiros

Author(s): Pereira, Ana Filomena Santos, 1960-

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/804

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Psicologia da educação; Aprendizagem auto-regulada; Avaliação formativa; Enfermeiros; Teses de mestrado - 2008


Description

Tese de mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação - Auto-regulação da Aprendizagem), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008

O feedback consiste em informação sobre a forma como o estado actual do estudante, em termos de aprendizagem e desempenho, se relaciona com os objectivos académicos, possibilitando aos estudantes monitorizar a eficácia dos seus métodos e estratégias exercendo uma aprendizagem auto-regulada. Este trabalho pretende examinar o contributo do feedback na promoção das competências auto-regulatórias dos futuros enfermeiros. A nossa escolha metodológica orientou-se para uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, para perceber como se apropriam, os estudantes, durante o Ensino Clínico, das oportunidades de aprendizagem, para o desenvolvimento da sua autonomia, em que medida o feedback contribui para o seu desenvolvimento auto-regulado e, como se apoderam do feedback facultado durante a prática clínica de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Procedeu-se à análise documental e a entrevista semi-directiva, a dois enfermeiros orientadores, um enfermeiro professor e a 12 estudantes, no final do Ensino Clínico de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Após a análise e interpretação dos resultados concluímos que, embora conscientes das limitações do estudo, o Ensino Clínico de Enfermagem Médico-Cirúrgica é útil para a formação técnico-científica dos estudantes, constituindo um desafio, por ser o primeiro ensino clínico sem a presença do professor. Os estudantes desenvolvem um sentimento de pertença a um grupo profissional e constroem a sua auto-imagem como futuros enfermeiros. Apropriam-se do feedback durante a prática clínica através da relação educativa estabelecida com o enfermeiro professor e orientador, desenvolvem a sua responsabilidade profissional, quando gerem e tomam decisões sobre os cuidados de enfermagem. Praticam a auto-regulação quando planificam as intervenções, seleccionam estratégias para controlar o pensamento e regular o esforço, experimentam reacções de afecto positivo perante o agradecimento dos doentes e expressam sentimentos de tristeza e humilhação quando recebem reforços negativos. O feedback é útil porque ajuda a detectar falhas na aprendizagem, corrigir e redireccionar as suas acções. Deve incidir sobre as competências relacionais e instrumentais. Independente da natureza, positiva ou negativa do feedback, valorizam-no e introduzem mudanças de comportamento.

Feedback consists of information about how the student's present state (in terms of learning and performance) relates to academic goals, allowing students to monitor the effectiveness of their methods and strategies as they practice self-regulated learning.This study aims to examine feedback's contribution to enhance self-regulatory skills in future nurses. Our choice of methodology was oriented towards a qualitative approach with an exploratory and descriptive nature, in order to understand: how students take hold of learning opportunities during Clinical Training to develop their independence; how feedback contributes to their self-regulated development; and how they use the feedback they receive during clinical practice in Medical-Surgical Nursing. We have made a documentary review and conducted semi-directive interviews with two nursing mentors, one nursing teacher and twelve students (finishing students of Clinical Training in Medical-Surgical Nursing). Notwithstanding being aware of the limitations of our study, after analyzing and interpreting the results we concluded that ClinicalTraining in Medical-Surgical Nursing is useful for the scientific and technological training of students and constitutes a challenge in itself, since it's the first time clinical teaching takes place without a teacher's presence. Students develop a sense of belonging to a group of professionals and build their self-image as future nurses.Students take ownership of feedback during clinical practice trough the educational relationship they establish with the nursing teacher and the nursing mentor. They develop their sense of professional responsibility through managing and decision making that are inherent to nursing care. Students self-regulate when they plan their interventions, when they adopt strategies for mind control and effort regulation, when they experience positive affection towards the thankfulness of the patients and Express feelings of sadness and humiliation when they receive negative responses. Feedback is useful in that it helps to detect the flaws in the learning process and to correct and give new directions to student's actions. Feedback should focus on interpersonal and instrumental skills. Regardless of its positive or negative nature, feedback's value is recognized and it helps students introduce behavioural changes.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents