Author(s):
Vieira, Catarina Alexandra Fernandes
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8067
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Promoção da saúde; Prevenção primária; Psicologia do adolescente; Comportamento alimentar; Nutrição; Teses de mestrado - 2012
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
Este estudo integra-se num projeto que pretendeu avaliar, numa amostra de adolescentes portugueses, o impacto de um programa multimédia, intitulado Alimentação, modelo estético feminino e meios de comunicação – como formar alunos com juízo crítico no ensino secundário, composto por módulos: Modelo estético feminino (MEF), O modelo estético feminino nos media (ML) e Alimentação e Nutrição (NUT) (Francisco, Custódio, Jesus, Martins, Vieira, & Barros, 2012). Especificamente neste estudo, fez-se a aplicação do módulo NUT, e avaliou-se o seu impacto em comparação com a aplicação conjunta dos módulos MEF+ML, em relação a variáveis relacionadas com comportamento alimentar e conhecimento nutricional. A amostra total foi constituída por 40 alunos do 8º ano de escolaridade, distribuídos por duas condições experimentais: MEF+ML e NUT. Em cada condição experimental existiram 3 momentos de recolha de informação, nos quais foi preenchido um conjunto de questionários. O impacto do módulo NUT, em destaque neste trabalho, foi avaliado através de: Questionário sobre saúde física e alimentação, Eating Attitudes Test-26 (EAT-26) e Questionário de Nutrição (NUT-Q). Os resultados mais relevantes confirmam a utilidade do programa, apontando para alterações no conhecimento nutricional na condição experimental NUT , bem como mudanças na conduta alimentar, mais propriamente no consumo semanal de alguns alimentos. Refira-se ainda a identificação de correlações importantes entre variáveis relativas à forma como os adolescentes se alimentam.
The present study is part of a project that aimed to evaluate the impact, on a portuguese adolescents’ sample, of a multimedia program, named Alimentação, modelo estético feminino e meios de comunicação – como formar alunos com juízo crítico no ensino secundário, consisting of three units: Aesthetic Beauty Model (MEF), Media Literacy (ML) and Food and Nutrition (NUT) (Francisco, Custódio, Jesus, Martins, Vieira, & Barros, 2012). This particular study was directed to the unit NUT , and its impact when compared with the two other units (MEF+ML), in respect to eating behavior and nutritional knowledge variables. A total of 40 8th grade students participated in the study, across two different experimental conditions: MEF+ML and NUT. In each experimental condition, the impact was assessed by a protocol of several questionnaires, completed in three different moments. The impact of unit NUT, the main purpose of this work, was assessed by Physical Health and Feeding Questionnaire, Eating Attitudes Test-26 (EAT-26) and Nutrition Questionnaire (NUT-Q). The most relevant results confirm the program utility, pointing changes in the nutritional knowledge among the subjects of condition NUT, as well as changes on eating behavior, namely the weekly consumption of certain food. Besides, there were found important correlations between the variables related with adolescents’ eating conduct.