Author(s):
Pereira, Teresa Sofia Neves Pombo, 1970-
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/813
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Tecnologias educativas; Ambientes de aprendizagem; Avaliação formativa; Blogs; Língua portuguesa; Teses de mestrado
Description
Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Tecnologias Educativas), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
A problemática deste estudo insere-se duplamente na área das Tecnologias Educativas e da Avaliação das Aprendizagens. As crianças vivem, hoje em dia, imersas em Tecnologia que utilizam para comunicação, compras e, sobretudo, para entretenimento. Em contexto doméstico ou escolar, começam já a usar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como apoio ao estudo seja nos usos mais frequentes do processador de texto, de apresentações ou para pesquisas. De igual modo, os professores começam a integrar as tecnologias na sua prática profissional, seja pelo uso do processador de texto, de apresentações, da Internet para pesquisas, seja já pela pertença a comunidades virtuais de profissionais, pela frequência de acções de formação a distância ou, até, pelo alargamento dos recursos disponibilizados nas aulas presenciais em espaços virtuais. Muito há ainda a descobrir e compreender no que toca ao potencial educativo das tecnologias, sobre o seu papel no desenvolvimento das aprendizagens, sobre a forma como se processa a avaliação quando o recurso às TIC é continuado. Há, decerto ainda, boas práticas que importa investigar e divulgar. Descrever-se-á o processo de investigação levado a cabo como docente da disciplina de Língua Portuguesa no terceiro ciclo do Ensino Básico, relatando-se a experiência de criação e dinamização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem que, a partir de um website de apoio à leccionação, permitiu começar a formar nessa turma uma comunidade virtual em torno de objectivos precisos: a leitura e análise de uma obra literária do programa e a aprendizagem de uma técnica de escrita. Procurou-se perceber como os alunos reagiam à introdução das tecnologias na sala de aula de uma forma continuada, partindo da realização de uma WebQuest, da participação num Fórum, da realização de instrumentos de avaliação online e da produção e comentário de um blogue colectivo; de que forma desenvolvia
The problematic of this study is two-fold: educational technologies and assessment of learning. Nowadays, children live immersed in technology that they use to communicate, to shop, and above all, to be entertained. In the domestic or school contexts, the use of information and communication technologies (ICT) has already started to be employed as a way of supporting studying, be it in the most frequent use of text processors, presentations or search. The teachers have equally started to integrate technologies in their professional practice, be it in the most frequent use of text processors, presentations or for Internet search, or the belonging to virtual communities of professional people, attendance of distance learning training sessions, or even by the enlargement of resources from face to face classes made available in virtual spaces. There is still a lot to discover and understand about the educational potential of technologies, about their role in the development of learning, as well as how assessment is processed when there is an ongoing use of ICT. There are certainly still good practices that are worth doing research on and making known. The research process as a Portuguese language teacher at a secondary school will be described, reporting the experience of the production and animation of a virtual learning community. From a website that supported teaching and learning we were allowed to start shaping a community around specific purposes: reading and interpretation of a literary work from the syllabus as well as the learning of a writing technique. We aimed to understand how students would react to the systematic introduction of ICT in the classroom, accomplishing a WebQuest and participating in a Forum, performing online assessment tasks and producing and commenting on a collective blog. We also wanted to understand how students learned, how they built their competencies on that particular subject and what competencies were best promoted, being format