Document details

Consumo de substâncias psicoativas em agregados familiares e envolvimento dos jovens na escola

Author(s): Miranda, Vanessa Alexandra

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8175

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Substâncias psicoactivas; Toxicodependência; Estilos educativos parentais; Envolvimento escolar; Teses de mestrado - 2012


Description

Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012

O consumo de substâncias psicoativas por elementos do agregado familiar, associado à falta de assertividade parental, tende a influir negativamente na vida das crianças e jovens expostas a essa realidade. Influência que também se estabelece na relação criada por essas com a escola, estando mais propensas ao insucesso. Numa altura em que o envolvimento escolar começa a ganhar expressão junto da comunidade científica, por se considerar uma solução aos problemas da educação, torna-se essencial analisar em que medida a exposição aos consumos tende a afetar o envolvimento escolar desses alunos. Assim, o presente estudo propõe-se analisar a relação entre o consumo de substâncias psicoativas, nos agregados familiares, e o envolvimento dos jovens na escola. Para tal, com base em sete questões de estudo, procurou-se saber em que medida a perceção dos consumos se relaciona com o envolvimento escolar de alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (9º ano e PIEF – Programa Integrado de Educação e Formação), considerando-se, também, outras variáveis socio-demográficas. A amostra foi constituída por 105 sujeitos, integrados no 9º ano e no PIEF, de seis escolas do distrito de Lisboa. Os instrumentos de recolha de dados foram: O Questionário do Envolvimento dos Estudantes na Escola (adaptado por Veiga, 2009; no prelo), o “Student Views of Parental Involvement in Schooling Activities”, (adapatado por Deslandes e Cloutier; 2002) traduzido para português, e o Questionário de Perceção dos Consumos, elaborado para o efeito. A análise dos resultados permitiu encontrar correlações entre a perceção dos consumos e alguns itens da escala do envolvimento escolar, bem como com dois dos itens da escala do envolvimento parental na escola. Por comparação com os alunos 9º ano do ensino regular, os alunos integrados em PIEF revelaram diferenças no envolvimento escolar. O estudo, de natureza quantitativa, inclui a discussão dos resultados obtidos e remete para a necessidade de novas investigações, que integrem novas amostras, novas variáveis e novos instrumentos de avaliação.

The consumption of psychoactive substances by members of a household, associated with the lack of parental assertiveness, tends to have a negative effect in the life of children and youth exposed to this reality, because it also establishes itself with the relationship created by those with school, being more likely to fail. At a time the school involvement begins to win expression in the scientific community, being considered a solution to the problems of education, it is essential to examine to what extent the exposure to consumption tends to affect the school involvement of these students. Thus, the present study proposes to examine the relationship between the consumption of psychoactive substances in households, and the involvement of young people in school. To that end, based on seven study questions, we wanted to determine to what extent the perception of consumption affects the involvement of the students from the Third Cycle of Basic Education (9th grade and PIEF- Integrated Program for Education and Training) considering also other demographic variables. It was used a sample of 105 individuals. Some students attended the 9th grade and others attended the PIEF Project from six schools in the district of Lisbon. The tools used in the data collection were: The Students Involvement in School Survey (adapted by Veiga, 2009, in press), the “Student Views of Parental Involvement in Schooling Activities” (adapted by Deslandes and Cloutier 2002) translated into Portuguese, and the Perception Consumption Questionnaire that was elaborated for this purpose. The analysis of the results allowed us to find correlations between the perception of consumption and some items of the scale of school involvement, as well as with two items on the scale of parental involvement in school. Compared to students in the 9th grade, the students who were integrated in the PIEF Project revealed differences in school involvement The study, quantitative, includes discussion of the results and points to the need for further research, incorporating new samples, new variables and new assessment tools.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Veiga, Feliciano
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents