Document details

Tutoria online : o e-learning na Universidade Estadual de Paraíba, Brasil

Author(s): Macedo, Bárbara Tatiana Martins, 1985-

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/821

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Tecnologias educativas; E-learning; Ensino à distância


Description

Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias educativas), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009

O e-learning tem obtido reconhecimento ao longo dos últimos anos. Com a evolução das tecnologias e surgimento da Web 2.0 o Ensino a Distância passou a ser aceite na sociedade de hoje. Um dos pontos essenciais para o sucesso do e-learning tem sido a aposta na tutória online, no desenvolvimento de métodos de acompanhamento e orientação dos eformandos. O recurso a LMS e softwares de comunicação síncrona e assíncrona têm facilitado a prestação destes novos tutores. Esta investigação pretende caracterizar os tutores online da Universidade Estadual da Paraíba Brasil, nomeadamente do curso de Capacitação de Tutores. Para tal, foi desenvolvido um estudo de caso, fazendo recurso, principalmente, ao inquérito por questionário. Dos resultados obtidos podemos verificar que o tutor online deste curso é alguém que realiza o acompanhamento, orientação e tira as dúvidas aos e-formandos, ajudando-os no seu trabalho ao longo do curso, motivando-os a participar nas actividades propostas e proporcionando momentos de trabalho de grupo através das comunicações síncronas e assíncronas.

E-learning has gained recognition over the last years. With the evolution of technology and emergence of Web 2.0, Distance Learning has become accepted in today society. One of the key to the success of e-learning has been put on the online mentoring, development of methods for monitoring and guiding the e-learners. The use of LMS software and synchronous and asynchronous communication has facilitated the provision of these new tutors. This research aims to reveal online tutors from the Universidade Estadual da Paraíba - Brazil, including the Training Course for Tutors. To this end, we developed a case study, making appeal mainly to the survey questionnaire. From our results we can see that the online tutor for this course is someone who performs the monitoring, mentoring and get your questions to e-learners, helping them in their work throughout the course, motivating them to participate in the proposed activities and providing moments group work through synchronous and asynchronous communications.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Miranda, Guilhermina Lobato; Moita, Filomena
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents