Document details

Abandono e insucesso no sistema de aprendizagem em alternância num centro de formação profissional

Author(s): Alhandra, Vitor Manuel de Almeida, 1955-

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/831

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Abandono escolar; Insucesso escolar - Portugal; Tutoria


Description

Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009

O presente trabalho de projecto desenvolvido no âmbito do Mestrado Em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, na área de especialização de Formação de Adultos, aborda a problemática da formação de jovens e adultos pouco escolarizados e o problema do abandono e insucesso no Sistema de Aprendizagem em Alternância num Centro de Formação Profissional. No primeiro capítulo pretende-se analisar a formação de adultos com base em autores de referência nas ciências da educação. No segundo, com a mesma metodologia, explora-se o campo da educação de jovens. O terceiro capítulo é focalizado no sistema de aprendizagem em alternância, com o objectivo de se examinar os fundamentos da sua criação, a legislação de suporte e o seu desenvolvimento ao longo destes últimos anos. Por fim, no último capítulo, aborda-se a problemática do abandono e insucesso no sistema de aprendizagem num centro de formação profissional. Este último capítulo é desenvolvido com base na experiência do candidato enquanto formador no sistema de aprendizagem em alternância durante vários anos. As conclusões apresentadas não têm a pretensão de apontar soluções para o problema do abandono e insucesso neste sistema de formação, mas apenas de contribuir para a discussão desta temática, com vista a obtenção de pistas que possam levar a repensar as práticas formativas.

This research project developed under the Master of Science in Faculdade de Psicologia e Ciências da educação, Universidade de Lisboa, in the area of specialization of training, the training addresses the problem of poorly educated young people and adults and the problem of abandonment and failure in the switching system in a Learning Center for Vocational Training. The first chapter seeks to examine the training of adults on the basis of the reference authors in science education. In the second, using the same methodology, it explores the field of education for young people. The third chapter is focused on the learning system in alternation, with the aim of examining the reasons for its creation, legislation and support its development over recent years. Finally, the last chapter, it addresses the problem of abandoned and failure in the system of learning in a vocational training center. This last chapter is developed based on the applicant's experience as a trainer in the learning system in alternation for several years. The findings have no desire to point solutions to the problem of abandonment and failure in this system of training, but only to contribute to the discussion of this topic, in order to obtain clues that might lead to rethinking educational practices.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Alves, Natália, 1958-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents