Document details

Influência das práticas parentais nas estratégias de coping e de savoring utilizadas pelos adolescentes em contexto escolar

Author(s): Tristão, Nádia Andreia Alves Farinha

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/855

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Práticas parentais; Coping; Adaptação escolar; Adolescência; Teses de mestrado


Description

Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

O presente estudo foi realizado com o intuito de investigar a influência das práticas educativas parentais nas estratégias de coping utilizadas pelos adolescentes em contexto escolar e explorar o papel que assumem também nas suas estratégias de savoring. Nesse sentido adoptaram-se as perspectivas de Maccoby e Martin (1983) sobre as dimensões exigência e responsividade das práticas educativas parentais, de Seiffge-Krenke (1995) sobre coping na adolescência e de Bryant e Veroff (2007) sobre savoring. Pretendeu-se, igualmente, identificar os acontecimentos escolares associados a experiências emocionais negativas e positivas dos adolescentes e os padrões de coping e de savoring, respectivamente, por eles utilizados para gerir essas experiências emocionais. Este estudo procurou, ainda, investigar a influência das práticas parentais e das estratégias de coping e savoring na adaptação escolar. O questionário de auto-relato que operacionaliza as variáveis em estudo foi aplicado a uma amostra de 169 adolescentes portugueses, dos 7º, 9º e 11º anos de escolaridade. Os resultados obtidos indicaram que os acontecimentos escolares relacionados com os resultados académicos e com o relacionamento com os colegas em contexto escolar são privilegiados nos relatos dos adolescentes, sendo responsáveis por experiências emocionalmente positivas e negativas. As estratégias de coping activo e de procura de apoio são preditores significativos dos resultados escolares (ß=-0.17, p<0.05; ß =0.28, p<0.01) e as estratégias de savoring no seu conjunto são preditores significativos do suporte social percebido (F=3.39, p<0.05). Finalmente, a responsividade está negativamente correlacionada com a utilização de estratégias activas de coping (r=-0.17, p<0.05) e a exigência é um preditor significativo da estratégia de savoring de expressão comportamental (ß=0.21; p<0.05). Estes resultados podem contribuir para uma reflexão holística sobre a promoção do bem-estar nos adolescentes.

The current study was designed to investigate the influence of the perceived parenting practices in the coping strategies used by adolescents and to explore the role that they also assume in the savoring's strategy. For that, we used the Maccoby and Martin's (1983) perspective on parenting educational practices of demandingness and responsiveness, the Seiffge-Krenke's (1995) perspective on adolescent coping and the Bryant and Veroff's (2007) perspective on savoring. It also intends to identify the scholar events related to positive and negative emotional experiences of the adolescents and the coping and savoring's patterns which are used to manage these emotional experiences. The study also tries to investigate the influence of parenting practices and coping and savoring strategies on school's adaptation. The self report questionnaire that operationalizes the variables in study was applied to a sample of 169 Portuguese adolescents of the 7th, 8th and 9th grades. The results obtained showed that the school events related with the academic results and with the relationship between colleagues in the school context are privileged in the adolescents report, being responsible by negative and positive emotional experiences. The active and social support coping strategies are significant predictors of academic results (ß=-0.17, p<0.05; ß=0.28, p<0.01) and all the savoring strategies are a significant predictor of perceived social support (F=3.39, p<0.05). Finally, the responsiveness is negatively correlated with active coping strategies (r=-0.17, p< 0.05) and the demandingness is a significant predictor of behavioral expression savoring strategies (ß=0.21; p<0.05). These findings may contribute to a holistic reflection about adolescent's well-being promotion.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinto, Alexandra Marques, 1963-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents