Document details

O profissional de reconhecimento e validação de competências:que competências?

Author(s): Dias, Carina Filipa da Ponte, 1983-

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/857

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Formação de adultos; Certificação de competências; Aprendizagem ao longo da vida; Teses de mestrado


Description

Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

A presente investigação, desenvolvida no âmbito da Educação e Formação de Adultos, centra-se no estudo sobre as competências de um dos elementos-chave do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências: o Profissional de Reconhecimento e Validação de Competências. O objectivo deste trabalho é contribuir, por um lado, para o aprofundamento da compreensão da problemática das competências e do seu processo de desenvolvimento e construção e, por outro, para dar visibilidade a uma nova identidade que surge com esta nova modalidade de educação e formação de adultos. Para contextualizar esta problemática, procurou-se construir um quadro teórico que pudesse proporcionar um maior conhecimento sobre as medidas políticas que marcaram o campo da educação e formação de adultos nas últimas três décadas, bem como a complexidade subjacente ao conceito de competência e as abordagens multidisciplinaridades que o têm trabalhado. Este estudo, assente na metodologia do Estudo de Caso múltiplos, foi desenvolvido com o objectivo de conhecer as perspectivas de três Profissionais de RVC a desenvolver funções há mais de um ano em Centros Novas Oportunidades tutelados por entidades de diferentes naturezas. Para tal foram realizadas entrevistas e observadas sessões dinamizadas pelas Profissionais, de forma a perceber quais as competências mobilizadas para a prática e comoestas são adquiridas e desenvolvidas. No final desta investigação verificaram-se aspectos convergentes, tendo as Profissionais identificado um conjunto de saberes teóricos, procedimentais e relacionais essenciais às funções dos Profissionais de RVC, adquiridos sobretudo nos percursos formativos e profissionais e posteriormente desenvolvidos através da prática profissional.

This research, carried out within the Adult Education and Training field focuses on the study regarding the competencies of one of the key elements in the Skills Recognition, Validation and Certification process: the Competencies Recognition and Validation Professional. The aim of this work is on one hand to contribute to a deeper understanding of the competencies issue and its construction and development processes and on the other hand to give visibility to a new identity that emerges from this new model of adult education and training. In order to contextualize the issue, one built a theoretical framework that could allow a bigger understanding on the political measures that made a difference in the field of adult education and training over the last three decades, as well as the complexity associated to the concept of competency and the multidisciplinary approaches that have studied it. This research is based on a multiple Case Study methodology and was developed with the purpose of knowing the perspectives on skills acquisition and development of three Competencies Recognition and Validation Professionals working for more than a year at Centros Novas Oportunidades within organizations of different natures. For that, interviews were made and sessions conducted by the professionals were observed, in order to understand which competencies are employed during work and how these are acquired and developed. By the end of this research converging aspects were verified and professionals have identified a set of theoretical, procedural and relational knowledge, essential to the developing of the Competencies Recognition and Validation Professional work, acquired mainly on the academic and professional pathway and subsequently developed through professional practice.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents