Document details

O coordenador de estabelecimento:papéis de gestão e áreas de influência

Author(s): Moura, Isabel Juliana Aragonez Ceia, 1956-

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/860

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Ensino básico; Administração educacional; Liderança; Trabalhos de projecto de mestrado


Description

Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

A integração do 1º ciclo e pré-escolar nos agrupamentos verticais de escolas e as alterações nos modos de regulação do sistema educativo colocam novos desafios aos coordenadores dos estabelecimentos destes níveis de ensino. A visão da organização, o modo como interpretam a função e as acções estratégicas que desenvolvem, são dimensões da actividade de gestão que se pretenderam compreender e problematizar. Este projecto desenvolveu-se numa EB1/JI escola básica com 1º ciclo e préescolar junto da coordenadora de estabelecimento. Na sua vertente investigativa, o projecto é um estudo de caso descritivo. Pretendeu-se observar, descrever e analisar o desempenho deste cargo de gestão intermédia, como objecto de estudo acerca do qual se levantam novas questões e se ensaiam novos modos de utilizar ferramentas já usadas. Definiram-se duas ordens de objectivos: descrever e analisar o trabalho de gestão no estabelecimento no contexto da actividade de regulação do agrupamento; responder às expectativas da coordenadora de avaliar/reflectir sobre o seu trabalho. Partiu-se de uma dupla interrogação geral: quais os papéis de gestão activados pela coordenadora no sistema de regulação local? Como é que ela, nas interacções com os outros actores internos e externos, gere e cria a coordenação da acção? Com base na problematização da gestão intermédia como acção cultural e política, a análise focou-se nos papéis de gestão e nas áreas de influência do gestor. Os passos metodológicos desenvolveram-se nas seguintes fases: contacto inicial com a coordenadora, recolha, tratamento, análise e devolução dos dados. Como técnicas usaram-se a entrevista exploratória, a observação estruturada e a entrevista semidirectiva. A descrição e análise do trabalho de gestão no estabelecimento, na articulação com o quadro teórico de referência, permitiram ensaiar uma interpretação da construção do cargo de coordenador de estabelecimento e construir um guião de questões que possam suscitar o debate e a reflexão.

Integration of pre- and primary schools in vertical groupings and changes in educational regulations challenge the coordinators of these levels of education. The way how they see school organization and the understanding they have of their role and strategic actions are the dimensions of management to be questioned and understood. This project has been developed in an EB1/JI school with both levels of education with the coordinator of the school. Within its investigative component, the project is a descriptive case study . The intention is to observe, describe and analyze the post of middle management in the context of a school group, as an object of study about which new questions are raised and new ways of using old tools are tested. Two main aims were defined: to describe and analyze the management within the regulating activity of the grouping and to respond to the coordinator's expectations to her own assessment. A double general question is posed: which specific management roles are mobilized by the school coordinator in the regulation of the grouping of schools? How does she manage and build the coordination of action with other internal and external actors? On the assumption of middle management as cultural and political action, the analytical approach is focused on the roles of management and spheres of influence of the manager. Methodological procedures were developed into five stages: an initial contact with the coordinator; data collection; processing; analysis and feedback. The techniques used were an exploratory interview, structured observations and a semi-directive interview. The description and analysis of management, within the theoretical framework, have allowed an interpretation of the post of coordinator of a school, as well as a bank of questions which might raise debate and reflection.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carvalho, Luís Miguel, 1960-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents