Document details

Formação inicial de professores do ensino básico e secundário:integração das tecnologias da informação e comunicação nos mestrados em ensino

Author(s): Wünsch, Luana Priscila, 1979-

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8616

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Teses de doutoramento - 2013


Description

Tese de doutoramento, Educação (Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013

A partir de uma metodologia de cariz qualitativo, este estudo procura perceber como se constrói a base formativa inicial dos professores portugueses do ensino básico e secundário perante o trabalho com as tecnologias de informação e comunicação. Para tal, a investigação foi estruturada em três fases chave: analítica, empírica e comparativa. Na primeira, procurou-se suporte teórico através da análise de estudos publicados neste domínio bem como por meio de documentos governamentais e diretrizes orientadoras que alicerçam esta área de formação na Europa, e em particular em Portugal, sendo que desta análise emergiram os três primeiros capítulos deste estudo: (1) Contextualização universidade-escola como elo estratégico para a formação inicial docente no início do século XXI; (2) Contextualização da integração das TIC na formação inicial docente e (3) Contextualização do mestrado em ensino. A segunda fase, relativa à investigação empírica, realizou-se transversalmente em 11 cursos de Mestrado em Ensino da Universidade de Lisboa nas áreas das Artes e Humanidades, Ciências e Tecnologias e Ciências Sociais, a partir de 16 entrevistas individuais com professores e orientadores e 10 entrevistas focus group (num total de 59 mestrandos entrevistados) e constituiu o alicerce para a identificação das conceções que esta comunidade formativa tem sobre a integração pedagógica de recursos tecnológicos na qualificação docente. Finalmente, numa terceira fase foram analisados e integrados os dados recolhidos nas primeiras duas fases da investigação produzindo resultados nas seguintes dimensões: relação com as TIC, profissão docente, integração pedagógica das TIC na formação inicial docente e estrutura universitária para a formação do professor em contexto de inovação. Finalmente foram desenvolvidas linhas de orientação para a qualificação inicial do professor do ensino básico e secundário focando (i) a contextualização universidade-escola, (ii) a valorização da experiência dos formandos e, por último, (iii) a formação de formadores para a comunicação interinstitucional e para um ambiente pedagógico enriquecido com as TIC.

Using a qualitative methodology, this study aims to understand how the structure of initial teacher training is built when considering Portuguese teachers of both elementary and secondary school education in the area of ICT. In order to achieve this, the investigation was divided into three key phases: analytical, empirical and comparative. In the first phase, in order to build a solid theoretical base, research was carried out in published studies, theses and articles, as well as in government documents that support this subject in Europe and more specifically Portugal. As a result, the three main chapters of this document emerged: (1) Contextualization of the university-school relationship as a strategic bond for initial teacher training in the 21st Century; (2) Contextualization of the integration of ICT in initial teacher training and (3) Contextualization of the Master’s in teaching. The second phase of the study was one of empirical investigation carried out throughout 11 courses of the Master’s Degree in Teaching of the University of Lisbon in the subject areas Arts and Humanities, Sciences and Technologies and Social Sciences. This was done by undertaking 16 individual interviews to teachers and supervisors and 10 focus groups (totalling 59 students), resulting in the foundation for the identification of the ideas that this educational community has on the pedagogical integration of technological resources in teacher qualification, as can be seen in Chapter 4. Finally, in a third phase – Chapter 5, the data collected in the first two phases was analyzed considering the following dimensions: relationship with ICT, teacher profession, pedagogical integration of ICT in initial teacher training and university structure for teacher training in an innovative context. As such, guidelines were developed for the initial qualification of the teacher in primary and secondary teaching in the University of Lisbon, with emphasis on the contextualization university-school, the acknowledgement of the students’ experience, teacher training (university level teachers), interinstitutional communication and the structuring of a pedagogical ICT environment.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Matos, João Filipe, 1950-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents