Document details

Questões de género e da escrita no feminino na literatura africana contemporânea e da diáspora africana

Author(s): Bamisile, Sunday Adetunji

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8699

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Literatura - séc.20 - História e crítica; Mulheres escritoras negras - séc.20; Feminismo e literatura - séc.20; Negros - Condições sociais - séc.20


Description

Tese de doutoramento, Estudos de Literatura e de Cultura (Estudos Comparatistas), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013

Este trabalho aborda questões de género e de escrita feminina na literatura africana contemporânea e da diáspora africana. No tratamento desta temática, são abordadas as relações entre as personagens femininas e as masculinas em cinco romances de cinco escritoras de origem africana: duas africanas e três representantes da diáspora africana: Niketche: Uma História de Poligamia (2002), de Paulina Chiziane (Moçambique), So Long a Letter,(1980) de Mariama Ba, (Senegal), Second Class Citizen (1974), de Buchi Emecheta (escritora nigeriana na diáspora africana), The Color Purple (1982) de Alice Walker (afro-americana) e Quarto de Despejo (1960) de Carolina Maria de Jesus (escritora afro-brasileira e, como tal, também participando da diáspora africana). Mostramos ainda o modo como a obra destas escritoras foi decisiva para o processo de conquista de um discurso próprio, permitindo-lhes assim definirem-se como sujeitos da escrita feminina. Esta tese baseia-se nas teorias feministas de Julia Kristeva, Luce Irigaray, Hélène Cixious, Katherine Frank, Harry Blamires, Elaine Showalter, Rosalind Coward, entre outras, e ainda nas ideias womanistas e feministas afro e eurocêntricas, defendidas por feministas africanas e euro-americanas, tais como Catherine Acholnu, Alice Walker, Chikwenye Ogunyemi, Clenora Hudsson-Weems, Molara Ogundipe. Os ideários destas autoras fornecem a base teórica para a análise de vários temas - que vão da pobreza e marginalização aos maus-tratos, violência e opressão, à discriminação e inferiorização das mulheres a nível social -, ao mesmo tempo que se consideram as suas lutas para alcançarem liberdade de expressão e vencerem o pesado jugo das tradições patriarcais, conseguindo assim a sua auto-determinação e plena realização. Através da análise das representações de mulheres, nos diferentes contextos sociais, históricos e político, em que estas escritoras produziram as suas obras ficcionais, é dada uma atenção particular à precária situação da mulher e aos problemas associados à sua condição em África, na Europa, na América do Norte e do Sul e em outras partes do mundo. Através da análise do modo como as mulheres se representam a si mesmas, esta tese procura contribuir para a causa da mulher e para o conhecimento da sua luta, na tentativa de resgatar da obscuridade a sua voz silenciada e de restaurar a sua dignidade.

Ce travail met en exergue la question du genre et de le l’écrit féminin dans la littérature contemporaine et de la diaspora africaine. Le traitement de cette thématique a permis d’élucider les relations qui existent entre les personnages masculins et féminins en cinq (05) romans d’écrivains d’origine africaine : deux d’origine africaine trois qui représentent la diaspora africaine : Niketche : Uma História de Poligamia (2002), de Paulina Chiziane (Moçambique), So Long a Letter, (1980) de Mariama Ba, (Sénégal), Second Class (1974), de Buchi Emecheta (écrivain nigérian de la diaspora), The Color Purpl (1982) de Alce Walker (afro-américaine) et Quarto Despejo (1960) de Carolina Maria de Jesus (écrivain afro-brésilien et comme tel faisant partie de la diaspora africaine). Dans le même volet, nous montrons dans quel aspect les oeuvres de ces auteurs ont été décisives dans le processus de conquête d’un discours propre, leur permettant de se définir comme sujets de l’écrit féminin. Cette thèse se base sur la théorie féministe de Julia Kristeva, Luce Irigaray, Hélène Cixious, Katherine Frank, Harry Blamires, Eliane Showalter, Rosalind Coward, entre autres, et aussi dans les idées humanistes et féministes afro et euro centriques défendues par des féministes africaines et euro-américaines, telles comme Cathérine Acholnu, Alice Walker, Chikwnye Oguyemi, Clenora Hudson- Weems, Molara Ogundipe. L’idéologie de ces auteurs constitue la base théorique qui permet l’analyse de plusieurs thèmes qui vont de la pauvreté et la marginalisation aux mauvais traitements, violence et oppression, à la discrimination et à l’infériorisation des femmes au niveau social et qui dans le même temps leur a permis de luter pour l’obtention de la liberté d’expression, boostant ainsi les pratiques anciennes pour asseoir leur autodétermination et sa pleine réalisation. L´analyse des représentations des femmes, dans des différents contextes sociaux, historiques et politiques, en quoi ces femmes écrivains ont produit leurs oeuvres de fiction, permet d’attirer une attention particulière à la situation précaire de la femme et aux problèmes associés à leur condition de femme en Afrique, en Amérique du Nord et du Sud et autres parties du monde. A travers de l’analyse du mode de comment les femmes se représentent en elles mêmes, cette thèse a pour objectif de chercher à contribuer à la cause de la femme ainsi qu’à la connaissance de sa lutte, dans la tentative de ressortir de l’obscurité sa voix silencieuse et de restaurer sa dignité.

The objective of this academic investigation is to analyze the question of gender and female writing in contemporary African literature and literature in the African Diaspora. For the evaluation of this subject matter, we highlight the inter-relationship of masculine and feminine characters in five novels by five black female writers – Niketche: Uma História de Poligamia (2002) by Paulina Chiziane (Mozambique), So Long a Letter (1980) by Mariama Bâ, ( Senegal), and Second Class Citizen (1974) by Buchi Emecheta, (Nigerian writer based in England since 1960), The Color Purple (1982) by Alice Walker (black American writer), and Quarto de Despejo (1960) by Carolina Maria de Jesus (black Brazilian writer). We also show how the work of these writers was instrumental in women gaining access to a discourse of their own and defining themselves as female writing subjects. This thesis is informed by feminist theory, as developed by Julia Kristeva, Luce Irigaray, Hélène Cixious, Katherine Frank, Harry Blamires, Elaine Showalter, Rosalind Coward among others, as well as Afro and Eurocentric feminist and womanist ideas as defended by African and euro-American feminists such as Catherine Acholnu, Alice Walker, Chikwenye Ogunyemi, Clenora Hudsson-Weems, Molara Ogundipe, Werewere Liking. These theories serve as the backbone in the process of crossexamination of the various themes of abject poverty and marginalization, violent brutalization and oppression, discrimination of women in their society, as well as their struggles for liberation from the heavy yoke of patriarchal burdens and their struggle for auto-determination and realization. Through the analysis of representations of women in different social, historical and political contexts in the above mentioned writers’ fictional work, particular attention is paid to the precarious conditions of women and the problems associated with these situations in Africa, Europe, North and South America. Through the analysis of representations of women in female fiction produced in Africa and in the African diaspora, this thesis hopes to contribute to foster knowledge in these domains and to make these stories and their struggles more visible, thereby rescuing them from obscurity.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sanches, Manuela Ribeiro, 1951-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents