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A aquisição de comportamentos alimentares saudáveis : contributo dos modelos teóricos, dos programas de intervenção e dos técnicos de saúde

Author(s): Louro, Marta

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/944

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Auto-regulação; Comportamento alimentar; Técnicos de saúde; Obesidade; Teses de mestrado


Description

Tese de mestrado integrado em Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008

O presente estudo tentará compreender se os adolescentes com problemas alimentares podem ser ajudados a adoptarem comportamentos saudáveis; se pode ser viável um programa de intervenção dirigido à obesidade e aos distúrbios alimentares; que características deverá apresentar um programa desse tipo para se tornar um programa de intervenção mais útil e vantajoso em comparação com os programas de intervenção dirigidos apenas a cada uma dessas problemáticas; e qual será a perspectiva dos profissionais de saúde, que trabalham com esse tipo de problemáticas, relativamente ao tipo de programa que consideram ser mais eficaz. Para responder a estas questões, o estudo vai analisar seis modelos de auto-regulação de apoio à intervenção na área da saúde, seis programas de intervenção aplicados ao nível da obesidade e dos distúrbios alimentares e três entrevistas realizadas a técnicos de saúde (dietista, médica pediatra e enfermeira). Foi possível chegar a um algum consenso e a alguns pontos de convergência entre esses três componentes do estudo. O estudo sugere a possibilidade de se desenvolver um programa de intervenção de abordagem combinada e a utilização do quadro de análise dos programas de intervenção como um importante instrumento de avaliação destes.

The present study will try to understand if adolescents with eating problems can be helped to adopt healthy behaviours; if can be feasible an eating disorder and obesity prevention program; what features should be present in a program of this kind to became a prevention program more useful and advantageous when compared with the obesity prevention programs or with the eating disorder prevention program; and what will be the perspective of the health technicians, that work with these problems, about the type of program that is more effective. To answer these questions, the study will analyse six self-regulation models applied to health behaviour, six prevention programs applied to obesity and eating disorders and three interviews to health technicians (dietician, paediatrician doctor and nurse). It was possible to achieve some agreement and some points of convergence between those three components of the study. The study suggests the possibility of whether develop a prevention program with a combined approach and the utility of the prevention programs analysis board as an important instrument to evaluate them.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Adelina Lopes da, 1945-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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