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Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico sobre a educação para a...

Author(s): Abrunhosa, Susete Maria Lucas Coelho, 1976- cv logo 1

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/946

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Educação para a cidadania; Ensino básico (1º ciclo); Formação de professores; Teses de mestrado


Description
Tendo em conta que vivemos num mundo em constante complexificação e consequente interdependência, educar para a cidadania exige dos professores um papel activo na formação de cidadãos participativos, responsáveis e solidários. Assim, com este estudo, procuramos conhecer as atitudes, valores e competências que o professor deve mobilizar para promover a abordagem transversal da educação para a cidadania e, quais os contributos da formação neste processo de aquisição e desenvolvimento de competências. A metodologia utilizada insere-se no paradigma qualitativo. No presente estudo foram realizadas seis entrevistas a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. A técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista. A análise de dados foi feita através da técnica de análise de conteúdo. Os dados analisados permitiram concluir que no desempenho da profissão docente as atitudes e valores fundamentais que orientam a prática educativa dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico são valores inerentes ao respeito pelos direitos humanos, essenciais às novas funções e papéis do professor. São as competências pedagógicas, científicas e pessoais as mais valorizadas, assim como, a competência reflexiva que se apresenta transversal ao conjunto enunciado pelos professores. A abordagem transversal da educação para a cidadania é privilegiada na implementação desta área curricular não disciplinar, através da utilização de determinados métodos, estratégias e actividades. Neste aspecto é valorizada a formação inicial, a formação contínua e a prática reflexiva, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida. Considering that we live in a world of constant complexity and consequent interdependency, educating for the citizenship demands from teachers an active role in the training of responsible, participative and solidary citizens. So, with this work, we try to know the attitudes, the values and competencies that a teacher should use to promote the transversal approach of education for the citizenship and, which training contributions to the process of acquisition and development of competencies. The used mythology is included in the qualitative paradigm. In the present work six primary school teachers were interviewed. The data analysis was achieved through the content analysis technique. The analyzed data allowed us to conclude that in the working performance the fundamental attitudes and values that orientate the educational practice of the primary school teachers are inherent values to the respect for human rights, essential to the new functions and roles of the teacher. The most valuable competencies are the pedagogical, scientific and personal ones, as well as, the reflexive competence that shows itself transversal to the set proposed by the teachers. The transversal approach of the education for the citizenship is privileged in the implementation of this non disciplinary curricular area, through the use of certain methods, strategies and activities. Concerning this the initial training, the continuous training and the reflexive practice are valued in a perspective of lifelong learning. Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Baptista, Maria Isabel Alves
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