Author(s): Gonçalves, Cecília Margarida Couto de Almeida, 1950-
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/978
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Administração educacional; Teses de doutoramento
Author(s): Gonçalves, Cecília Margarida Couto de Almeida, 1950-
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/978
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Administração educacional; Teses de doutoramento
Tese de doutoramento em Ciências da Educação (Administração Educacional), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
O actual contexto sócio-político europeu, dominado pela globalização, pela descentralização, pelo discurso neo-liberal e pelo conceito de sociedade/economia do conhecimento, determinou uma alteração significativa nos modos de regulação dos sistemas daquele ensino, designadamente no que respeita ao papel do Estado. Este é agora obrigado a integrar outras instâncias nos processos de decisão, mas procura, apesar disso, manter uma reserva substancial de controlo e assegurar uma voz dominante, utilizando para tal, designadamente, o instrumento da avaliação. A presente investigação, que se situa no âmbito da análise das políticas e da administração da educação, procura averiguar em que medida a avaliação funciona actualmente como instrumento e locus de regulação das políticas e das práticas educativas, no domínio específico do ensino superior da música. Para esse fim, foi construído um modelo de análise que concebe o sistema de avaliação desse ensino no cruzamento de três sistemas: o sistema político-administrativo, consubstanciado nos modelos formais de avaliação; o sistema de produção artística/musical, isto é, o mundo do trabalho nestas áreas; e o sistema de formação, constituído pelas estabelecimentos de ensino superior da música. Como estratégia de investigação foi adoptdo o estudo de caso organizacional múltiplo, de carácter instrumental, realizado em três instituições de ensino superior de música de Inglaterra, dos Países Baixos e de Portugal. O estudo permitiu evidenciar, nas três instituições, as semelhanças e diferenças relativamente quer ao grau de conformidade à regulação de controlo, quer à dimensão da regulação autónoma, bem como identificar os principais efeitos nelas sentidos em consequência dos processos de avaliação. Finalmente, concluiu-se que, na área da Música como nas outras áreas do ensino superior europeu, os desenvolvimentos futuros em matéria de en