Author(s): Seiça, Susana Bernardes, 1961-
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9982
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Ecossistemas; Textos literários; Didáctica das ciências; Teses de mestrado - 2013
Author(s): Seiça, Susana Bernardes, 1961-
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9982
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Ecossistemas; Textos literários; Didáctica das ciências; Teses de mestrado - 2013
Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
As histórias e as narrativas fazem parte da vida. Muitos dos textos literários são narrativas de ficção, que relatam acontecimentos possíveis, descrevendo ambientes naturais para situar esses acontecimentos. Os ambientes naturais, os Ecossistemas, são um dos subtemas do currículo das Ciências Naturais do 8º ano, que faz parte de um tema maior, a Sustentabilidade na Terra. O relato de histórias, realizado ocasionalmente pela investigadora, durante o ensino de certos conteúdos das ciências, revelou-se motivador do interesse dos alunos, tendo servido como ponto de partida para o trabalho aqui apresentado. O trabalho teve como objetivo testar a utilização de textos literários de duas obras – Vento nos salgueiros, de Kenneth Grahame e Romance da raposa, de Aquilino Ribeiro – após a abordagem do subtema Ecossistemas numa turma do 8ºano. Os alunos foram orientados para a exploração dos textos a fim de encontrarem neles os conceitos previamente aprendidos. Realizaram também trabalhos de pesquisa com base nos textos. A investigação foi de natureza essencialmente qualitativa, tendo por base a observação das ações dos alunos e da própria professora. Trata-se de uma investigação sobre as próprias práticas, de natureza interpretativa e qualitativa. Os instrumentos utilizados na recolha de dados foram os registos de aula da professora, os trabalhos realizados pelos alunos, um questionário diagnóstico e um questionário final sobre a utilização dos textos. Com os dados obtidos procedeu-se à análise do seu conteúdo. Os textos, pelas suas características específicas, mostraram ser eficazes como reveladores das conceções dos alunos sobre os ecossistemas (sua estrutura e funcionamento), fonte de novos conhecimentos ao nível do vocabulário e dos conhecimentos científicos e motivadores do interesse dos alunos pelas ciências. Os textos a utilizar devem ser criteriosamente selecionados de acordo com o objetivo a que se propõem e a sua utilização muito bem orientada e trabalhada para evitar conceções erradas.
The stories and narratives are part of life. Many literary texts are fictional narratives that describe possible events, describing natural environments to situate these events. Natural environments, Ecosystems, are one of the sub-themes of the curriculum of Natural Sciences of the 8th year, which is part of a larger theme, Sustainability on Earth. The account of stories, performed occasionally by the researcher, during teaching of certain content of sciences, motivated student interest, which served as starting point for the work here presented. The purpose of the work was test the use of texts of two literary books–The wind in the willows, by Kenneth Grahame and Romance da raposa, by Aquilino Ribeiro – after the approach the subtheme Ecosystems in a class the 8 º year. Students were oriented to the exploitation of texts in order to find in them the concepts previously learned. Students also conducted some research based on texts. The research was primarily qualitative in nature, based on the observation of the students’ actions and the teachers’ actions herself. This is an interpretive and qualitative research, on the practices themselves. The instruments used in data collection were the records of the classroom teacher, the work done by the students, a questionnaire diagnosis and final questionnaire on the use of texts. With the data obtained we proceeded to the analysis of its contents. The texts, by their specific characteristics, shown to be effective as revealing the conceptions of students about ecosystems (structure and function), source of new knowledge at vocabulary level and scientific knowledge, and motivating students' interest in science. The texts used must be carefully selected according to the purpose of their proposal and its use must be very well oriented and crafted to avoid erroneous conceptions.