Document details

A importância da gestão de competências nas organizações

Author(s): Mendes, João Fernando de Sousa, 1964- ; Coelho, Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento, 1952-

Date: 2020

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/5239

Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Subject(s): Qualificações profissionais; Gestão de pessoal; Gestão de pessoal


Description

Lusíada. Economia & Empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 9 (2009). - p. 111-139.

O presente artigo tem por objectivo analisar as competências que um individuo possui ou pode desenvolver no contexto do trabalho, no âmbito do saber do saber-fazer e do saber-ser. A avaliação do desempenho esta directamente relacionada com as competências do indivíduo, permitindo definir quais as competências necessárias para a execução das tarefas num posto de trabalho. O recrutamento e selecção ode indivíduos para a organização baseiam-se nas competências necessárias para a execução das tarefas, que devem ser desempenhadas com rigor eficiência, eficácia, por forma a produzir satisfação do trabalhador e consequente aumento da produtividade. Nesta perspectiva, desenvolvem-se os actuais conceitos e opiniões sobre competências, assim como os principais modelos associados a temática da gestão do conhecimento. Também se analisam as comunidades de pratica, onde o conhecimento e criado e partilhado dentro das organizações e desenvolvem-se as competências emocionais, que actualmente são um requisito importante no activo das organizações.

The present research paper aims at analysing the competencies that an individual has or can develop in the work context, in the scope of "to know", "to know-making" and "to know-being". The performance evaluation is related with the individual abilities, allowing to define which are the necessary competencies for the task execution. The individuals' recruitment and selection are based on the necessary abilities for the tasks execution that must be performed with rigor, efficiency, and effectiveness in order to produce workers satisfaction and consequent increase of productivity. In this perspective, concepts and opinions are developed on competencies, as well as the main models associated to the subject of knowledge management. The paper, on one hand, analyses the communities of practices, where the knowledge is created and shared inside the organizations and, on the other hand, develops the emotional competencies, which are currently an important requirement in the organizations' assets.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents