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A contribuição da leitura para a formação de leitores críticos e reflexivos

Author(s): Novaes, Marisa Paiva

Date: 2015

Origin: Oasisbr

Subject(s): Leitura; Leitura reflexiva; Leitura crítica


Description

Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-22T18:36:19Z No. of bitstreams: 1 20511990.pdf: 139049 bytes, checksum: b7eb83319e25f08c3f37347cfb5f108a (MD5)

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A escola é considerada a principal instituição responsável em repassar conhecimentos para a formação dos educandos e, neste sentido, surgiu a necessidade de compreender a importância e contribuições que a leitura pode trazer para a formação de leitores críticos e reflexivos e quais as metodologias são utilizadas pelos professores nesse processo. A leitura pode ser um importante instrumento de conscientização e de transformação das estruturas sociais. Esta Monografia baseou-se em um estudo de caso qualitativo e foi realizada em duas escolas públicas das regiões administrativas de Ceilândia e Plano Piloto. O instrumento de pesquisa escolhido foi a entrevista, aplicada a quatro professores das séries iniciais do ensino fundamental, buscando-se compreender quais as contribuições e dificuldades encontradas no processo de formação do leitor crítico e reflexivo. As categorias escolhidas para análise e discussão dos dados foram: contribuições da leitura no processo de aprendizagem; objetivos ou competências e habilidades trabalhadas; trabalhos e atividades realizados; tipos de leituras utilizados; contribuições do educador para a leitura; e dificuldades encontradas. Os resultados da pesquisa enfatizam que: a leitura e a interpretação do texto podem favorecer o enriquecimento do vocabulário e das informações; os professores trabalham com métodos semelhantes para a realização da leitura, como, por exemplo, a produção de texto, questionamentos, dentre outros; a maioria dos professores utiliza diversos materiais de leitura para que o aluno manuseie e tenha a leitura incentivada; o professor deve estimular seus alunos ao hábito da leitura e, para isto, a sala deve ter um ambiente propício e estimulador à leitura; e uma das dificuldades encontradas para o incentivo à leitura foi a falta da participação dos pais, a qual é essencial para o incentivo e aprendizagem do educando. Portanto, o desenvolvimento deste trabalho, pretende-se relacionar a teoria com a prática através do estudo de caso, em que a leitura pode torna-se uma prática constante e social, em que os professores de todas as áreas têm um papel fundamental na construção de leitores competentes, capazes, estimulando a leitura como caminho de construção do saber e da cidadania.

Document Type Bachelor thesis
Language Portuguese
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