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Gestão da qualidade nas empresas de construção: A certificação ISO 9001 no distrito de Braga

Author(s): Pinto, Liliana Patrícia Ribeiro

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/197

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Gestão de empresas; Indústria da construção civil; Gestão da qualidade; Iso 9001 (Norma)


Description

A implementação de sistemas de gestão da qualidade nas empresas está na ordem do dia. A certificação deixou de ser “apenas” uma vantagem competitiva para passar a ser um critério seleccionador de empresas diferenciando-as das concorrentes. O conceito de melhoria contínua subjacente à norma ISO 9001 transmite para o mercado a imagem de empresas capazes de satisfazer e superar as exigências dos clientes, direccionando todos os colaboradores para esse objectivo comum. O sector da construção aderiu em força a esta inovação mostrando interesse em adquirir uma maior cultura organizacional, melhorar a qualidade do produto e dos processos. Este trabalho avalia a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2000 nas empresas de construção através da realização de um questionário às empresas certificadas do sector da construção civil do distrito de Braga. Os resultados deste estudo indicam que as principais razões que levaram as empresas de construção a enveredarem pela certificação dos seus Sistemas de Gestão são a necessidade de satisfação dos clientes e de melhoria da qualidade do produto/serviço. Durante o processo de implementação do SGQ, surgiram dificuldades relacionadas essencialmente com o tempo necessário para tratar de burocracias e com os custos da Qualidade. Concluiu-se ainda que os mais envolvidos no Sistema são o Director de obra e o Encarregado de obra, sendo estes também os principais responsáveis pela detecção e correcção de não conformidades. Com o SGQ, as empresas implementaram novos métodos de motivação dos colaboradores, dando mais importância à formação e à comunicação e revelaram que pretendem manter a certificação.

The implementation of Quality Management Systems in enterprises is on the agenda. Certification is no longer “just” a competitive advantage but also criteria of selection, differentiating companies from their competitors. The concept of continuous improvement regarding ISO 9001 gives the market the image that those companies satisfy and overcome clients demands, directing all workers to that common goal. Construction sector strongly supported to this innovation showing interest in acquiring a greater organizational culture. This study evaluates the implementation of ISO 9001:2000 Quality Management System in construction firms by conducting a survey to certified construction firms from the district of Braga. These results indicate that the main reasons that lead construction companies to choose the certification of their Management Systems are the need to satisfy their costumers and improve the quality of their product/service. During the implementation process several difficulties have emerged regarding essentially the time needed to handle bureaucratic works and regarding the costs related to Quality. It was also concluded that the ones most involved in the System are the construction works director and foreman which are also primarily responsible for detecting and correcting non-conformities. With QMS companies have implemented new motivation methods, giving more importance to training and communication and revealed that intent to maintain the certification.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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