Document details

Animação de espaços através da projecção de vídeo

Author(s): Dias, Mário Roberto Correia cv logo 1

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/213

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Vídeo; Novas tecnologias; Política Audiovisual; Produção Audiovisual; 621.39


Description
A actualidade mundial atravessa neste momento uma fase em que tudo se torna virtual e/ou contem algo de tecnológico. Este evoluir da tecnologia, faz com que pequenas rotinas diárias do ser humano sejam simplificadas e por consequência feitas num período de tempo mais reduzido. A tecnologia evoluiu de tal maneira, que neste momento, ela própria pode substituir inúmeros objectos. O vídeo é uma das tecnologias que não só tem evoluído muito, em termos de qualidade de imagem, codecs de compressão da mesma e suportes de gravação, como tem visto a sua área de aplicação crescer cada vez mais. Estas evoluções permitiram que a qualidade de imagem aumentasse significativamente, tornando possível ao mesmo tempo guardar a mesma em suportes digitais. A evolução dos suportes digitais, quer de gravação quer de armazenamento, tornou o vídeo numa tecnologia mais acessível a um vasto conjunto de pessoas, quer a nível de custos quer a nível de complexidade de criação de filmes. A finalidade deste trabalho é demonstrar como se pode através da tecnologia recriar ambientes, utilizando-se apenas e só a projecção de vídeo. Deste trabalho consta ainda uma breve resenha histórica, desde o aparecimento do cinema até aos dias de hoje. O esclarecimento de algumas normas que se encontram associadas ao vídeo, fará com que se consiga perceber melhor como é armazenado o vídeo em suportes digitais. A elaboração de um plano para um espectáculo multimédia, dará a oportunidade de o leitor perceber como será possível utilizar a projecção de vídeo como substituto de objectos para a criação de um espaço virtual animado. Nowadays in the world everything is going virtual or has something technological. This technological evolution provides that little human daily routines get simplified and executed quickly. Technology evolved so that, right now, it can, for itself, replace several objects. Video is a technology that not only has evolved a lot, in terms of image quality, image compression codecs and recording supports, but also has its application area growing continuously. These evolutions allowed s significant increase in image quality and, at the same time, it’s possible to store this information in digital supports. Digital support evolution, taping or storing, turned video into a technology accessible to a larger group of people, in what concerns to the cost and complexity of making films. This thesis aims to demonstrate how, through technology, is possible to recreate environments, just using video projection. This thesis is composed of several chapters that allow a better knowledge of video technologies. It comprises a brief historical review, from the very beginning of moving pictures to our days, as well as an enlightening of some video standards, thus allowing a better understanding of video storing in digital supports. Making a plan for a multimedia show, gives to the reader the opportunity to realize how it’s possible to use video projection instead of objects to create a virtual space. Dissertação de Mestrado em Comunicação e Multimédia
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fonseca, Benjamim
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents