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Factores que influenciam a tomada de decisão em inovar nas empresas portuguesas

Author(s): Braga, Alexandra Maria da Silva cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/514

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Factores económico-financeiros; Tomada de decisão; Vantagem Competitiva; PMEs; 005.94(043); 658(043)


Description
A capacidade de inovar é, actualmente, reconhecida como uma das principais vertentes do desempenho económico-financeiro e como um factor fundamental de competitividade no mundo empresarial. Sendo considerada uma decisão importante para a empresa, na medida em que implica a afectação de recursos vitais e dispendiosos, é fundamental que os objectivos estejam claramente definidos. Perante este cenário, faz todo o sentido abordar a inovação empresarial, focando os factores que mais contribuem para o processo de tomada de decisão nas empresas portuguesas, no que respeita à inovação. De forma a alcançar este objectivo, desenvolveu-se um estudo teórico assente nas abordagens actuais de referência sobre a temática da inovação e do processo de tomada de decisão empresarial, corroborado por um suporte empírico que permite identificar que factores determinam a decisão em inovar nas empresas portuguesas. O quadro de referência é composto por cinco áreas-chave: Obstáculos; Fontes; Cooperação, Financiamento; e Processo de Tomada de Decisão em Inovação. Este estudo utilizou dados recolhidos, através de inquérito, em empresas que submeteram candidaturas a programas de Inovação à Agência Portuguesa de Inovação, tendo-se obtido um total de 36 respostas (taxa de resposta de 37,5%). Para testar empiricamente as hipóteses de investigação, recorreu-se à análise estatística, univariada e multivariada. Os resultados obtidos indicam que os factores económico-financeiros, nomeadamente os relacionados com o aumento do lucro e a redução dos custos com o pessoal, são os que mais influenciam o processo de tomada de decisão em inovar nas empresas portuguesas, em simultâneo com a introdução de novos produtos no mercado e a criação de impacto social. Foi, também, demonstrado que existem diferentes motivações entre as empresas portuguesas e estas diferenças explicam a preferência por determinados mecanismos de financiamento, e por determinadas instituições como fontes de financiamento, para as suas actividades de inovação. Innovation capacity is, nowadays, recognised as one of the most important aspects of economical and financial performance, as much as it is a critical factor of competitiveness in business. The clear definition of the aims and objectives of innovation is fundamental for the allocation of firms’ resources and wealth, and therefore the associated process of decision making is of paramount importance. These arguments set up the rationale for investigating the entrepreneurial innovation processes focusing on the factors that mostly contribute to the decision-making process in Portuguese firms. In order to proceed with this aim, a theoretical approach was used, based on modern approaches about innovation processes and decision making in business. This has also allowed the development of an empirical study aimed at identifying what factors are determinant in the innovation decision-making in Portuguese firms. The theoretical framework is based on five key areas: barriers, sources, co-operation, funding; and the decision making process. This dissertation has used primary data collected through a survey, administrated to firms that have submitted applications to innovation programmes from the Portuguese Innovation Agency, which have retuned 36 responses (37.5% response rate). In order to empirically test the research hypothesis it has been used univariate and multivariate statistical procedures. The results obtained suggest that the economical and financial factors (namely those that are related to profit increase and labour costs reduction) are those that mostly influence the Portuguese firms’ innovation decision-making processes. It has also been found that the introduction of new products and causing social impact are important factors for engaging in innovation projects. It has also been demonstrated that there are different motivations for the Portuguese entrepreneurs in what relates innovation, and that these determine the preference for certain mechanisms of funding and for certain institutions as sources of funding. Dissertação de Mestrado em Gestão
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marques, Carla Susana da Encarnação; Serrasqueiro, Zélia Maria da Silva
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