Document details

Causas de (in) sucesso escolar: Estudo de Caso de uma Escola do Concelho de Vil...

Author(s): Monteiro, Diana Raquel Bernardo cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/603

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): In) Sucesso Escolar; Rendimento Escolar


Description
Nesta dissertação foi desenvolvido um estudo teórico baseado na problemática do (In) Sucesso Escolar, de forma a identificar os factores que influenciam o Rendimento escolar dos nossos alunos. Por este motivo procuramos clarificar o conceito de (In) sucesso Escolar baseado em estudos empíricos desenvolvidos por inúmeros autores onde pudemos constatar quais as manifestações e as causas do (In) Sucesso Escolar. Atendendo ao relatado anteriormente, organizou-se o trabalho em duas partes fundamentais. A primeira parte diz respeito aos estudos teóricos sobre o (In) Sucesso Escolar já mencionados e numa segunda parte foi exposta a investigação de carácter qualitativo acerca dos factores que 30 alunos do 10º ano de escolaridade viam como influenciadores do (In) Sucesso Escolar. Os resultados provinham de inquéritos destinados a analisar “As Causas de Sucesso e Factores de Abandono” dos alunos de uma escola do centro da Cidade de Vila Real. Para tal foram utilizadas questões que abordavam temas do domínio social, do económico e do referente à motivação. A partir daqui, foram analisados os 6 motivos apontados pelos alunos como factores de maior importância segundo as suas respostas e concluímos que o equilíbrio da estrutura familiar, a aplicabilidades das aprendizagens em profissões futuras, a motivação dos alunos para aprender, a articulação entre a matéria de ensino e a realidade da vida, a definição de objectivos para o futuro (dos alunos e dos pais) e a ajuda por parte da escola na preparação dos exames foram os que mostraram maior importância. In this dissertation it was developed a theoretical study based on the problem of School (In) Success, to identify factors that influence the academic achievement of our students. For this reason we seek to clarify the concept of (Un) success based on empirical studies carried out by several authors where we could see what are the causes and manifestations of (In) School Success. Reviewing what was previously reported, the work was organized into two main sections. The first part concerns the theoretical studies on the (Un) success already mentioned and a second part where was exposed the qualitative research on factors that 30 students from 10 school year saw as influencing the School (In) Success. The results come from surveys designed to examine "The Causes of Success Factors and Abandonment" of students from one school of the center of the city of Vila Real. For that, we used questions that addressed issues of social field, economic and relative to motivation. With that, we have analyzed the six reasons cited by students as the most important factors according to their responses and have concluded that the balance of family structure, the applicability of learning in future professions, students' motivation to learn, the relationship between matter education and the reality of life, setting goals for the future (of students and parents) and help from the school in preparing examinations showed the greatest importance. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Aranha, Ágata Cristina Marques
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents