Document details

A aplicação do comércio electrónico no mercado social desenvolvimento do bewarket

Author(s): Barbosa, Marco Paulo da Silva cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/675

Origin: Repositório da UTAD


Description
Nos últimos anos um conjunto de ferramentas da Web tem atraído utilizadores, consumidores, empresas e toda a sociedade em geral. Este conjunto de ferramentas vulgarmente designadas por pertencerem à “Web 2.0”, facilita a colaboração entre utilizadores, a criação de recursos, a partilha de informação de uma forma bem mais completa e diferente dos Websites tradicionais. Referimo-nos a blogs, wikis, redes sociais, plataformas de partilha de conteúdos, entre outros. Muitos dos serviços mais utilizados (ex.: YouTube, Google, Live.com, Facebook, Hi5, Wikipedia e Orkut) são muito recentes. Sabemos que nesta realidade estão envolvidos milhões de utilizadores, biliões de euros e um enorme impacto social, embora haja muito a descobrir sobre o modo como estas tecnologias estão a transformar o mundo. No entanto, para que as novas tecnologias conquistem a confiança dos utilizadores, necessitam de ser seguras e os processos de negócio mais automáticos, rápidos e eficientes. A adopção do negócio e comércio electrónico tem gerado muitas questões sociais em todas as ramificações da Web. Além dos utilizadores comuns e do sucesso das redes sociais, existem implicações no ramo empresarial. A chamada "empresa 2.0", o marketing colaborativo e as análises de negócio estão a revolucionar a forma como vemos a influência destas tecnologias no mundo. Enquanto isso, caminhamos para a Web "ao quadrado", a Internet das coisas. A comercialização de produtos e serviços ficará então no seu expoente máximo, ramificando-se a todos os elementos envolvidos numa compra electrónica. Assistimos, actualmente, à revolução das redes sociais, especialmente, no fenómeno Facebook. Esta rede conta com mais de 500 milhões de utilizadores mensalmente activos e detém uma plataforma de desenvolvimento de aplicações que facilita a inclusão de software, como parte desta rede. Foi com base no crescimento da assiduidade dos utilizadores com o comércio electrónico e com as redes sociais, que nesta dissertação, propomos uma implementação de uma ideia (BEWARKET) que visa juntar as vantagens das tecnologias emergentes, a viralidade das redes sociais e a comodidade do comércio electrónico. In recent years a set of Web tools has attracted users, consumers, businesses and the society. This set of tools commonly referred to as belonging to the "Web 2.0", facilitates collaboration between users, creation of resources, sharing information in a much more complete and different way from traditional websites. We refer to blogs, wikis, social networking, content sharing platforms, among others. Many of the most frequently used services (eg YouTube, Google, Live.com, Facebook, Hi5, Orkut and Wikipedia) are very recent. We know this reality has involved millions of users, billions of euros and a huge social impact, although there is much to discover about how these technologies are changing the world. However, that new technologies gain the trust of users, need to be secure and the business processes more automatic, fast and efficient. The adoption of business and electronic commerce has created many social issues in all branches of the Web. In addition to common users and the success of social networks, there are implications in the entertainment industry. The so-called "Enterprise 2.0", the collaborative marketing and business analysis are revolutionizing the way we see the influence of these technologies in the world. Meanwhile, we are walking to the Web "squared", the Internet of things. The marketing of products and services will then be at its highest, branching out to all elements involved in an electronic purchase. We are now seeing the revolution of social networks, especially in the Facebook phenomenon. This network has more than 500 million monthly active users and has a platform to develop applications that facilitates the inclusion of software as part of this network. Was based on growth in attendance of users with e-commerce and social networks, which in this thesis, we propose an implementation of an idea (BEWARKET) which aims to combine the advantages of emerging technologies, the virality of social networks and the commodity of electronic trades. Dissertação de Mestrado em Informática
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Ramiro Manuel Ramos Moreira; Babo, Rosalina
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents