Document details

Caracterização de soluções de comércio electrónico B2C: modelo de funcionalidades

Author(s): Rodrigues, Ana Catarina da Costa

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/68

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Comércio electrónico


Description

A Internet é um fenómeno ainda muito recente, principalmente, no mundo dos negócios. Devido à sua velocidade de crescimento e por trazer novas formas de comunicação, a Internet muda a forma de conceber e de realizar os negócios e as actividades nas organizações, permitindo, para além de interacções entre pessoas e empresas, o delineamento de novos modelos de negócios. A internet tem modificado a forma como as empresas compram, vendem, interagem com parceiros de negócio e clientes, dando origem, assim, ao e-business e e-commerce. O e-commerce ou comércio electrónico engloba as transacções comerciais realizadas à distância, que envolvam quer organizações quer indivíduos, sendo que o processamento e transmissão de dados são feitos por via electrónica. Existe uma grande variedade de tipos de comércio electrónico e muitas formas diferenciadas de os caracterizar. A maior parte das classificações, no entanto, diferencia os tipos de comércio electrónico pela natureza da relação de mercado, entre as quais se distinguem o comércio electrónico entre empresa e o consumidor (business-to-consumer), e entre as empresas (business-to-business). A presente dissertação está concentrada no comércio electrónico (business-to-consumer). Este tipo de comércio electrónico é aquele que é focado nos negócios on-line que têm os consumidores individuais como público-alvo. Este trabalho tem por finalidade, para além da definição e caracterização deste tipo de CE, a criação de um modelo de funcionalidades de soluções de comércio electrónico, procurando contribuir para uma melhor avaliação, selecção e concepção de soluções de comércio electrónico (business-to-consumer) por parte das empresas.

The Internet is still a recent phenomenon mainly in the business world. Due to its speed of growth and bring new forms of communication, the Internet changes the form of design and conduct of the affairs and activities in organizations, allowing, in addition to interactions between people and companies, the design of new business models. The internet has changed the way businesses buy, sell, interact with business partners and customers, leading thus to the e-business and e-commerce. The e-commerce encompasses commercial transactions conducted at a distance, involving both organizations and individuals, and the processing and transmission of data is done electronically. There is a wide variety of types of electronic commerce and many different ways of characterization. Most of the classifications, however, differentiate types of electronic commerce by the nature of the relationship of the market, among which, the e-commerce between business and the consumer (business-to-consumer), and the e-commerce between businesses (business - to-business). This dissertation is concentrated in electronic commerce (business-to-consumer). This type of electronic commerce is focused on business on-line that have individual consumers as audience. This work aims to, in addition to the definition and characterization of this type of EC, the creation of a model functionality of solutions of electronic commerce, trying to contribute to a better evaluation, selection and design of solutions for e-commerce (business-to-consumer) by enterprises.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents