Document details

Design thinking como ferramenta aplicada à cenografias de eventos corporativos

Author(s): Stancati, Marcello

Date: 2020

Origin: Oasisbr

Subject(s): CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA; Desenho (Projetos); Desenho (Projetos) - Cenografia e cenários; Cenógrafos; Design; Design - Stage-setting and scenery; Set designers


Description

Design Thinking é uma metodologia de inovação desenvolvida nos Estados Unidos e que, nas últimas duas décadas, vem sendo utilizado como um meio de desenvolver inovações nas organizações. Constitui também uma ferramenta para imaginar o futuro, descobrir novas soluções e trazer produtos, serviços e experiências para o mercado. O design cenográfico vem ganhando espaço de modo significativo no contexto empresarial e tem importante atuação em atividades corporativas no intuito de gerar maior número de soluções inteligentes e viáveis. O objetivo deste trabalho é evidenciar que a formação multidisciplinar do designer cenográfico e sua relação com inovações socioculturais e tecnológicas, com caráter mediador e uma perspectiva mais abrangente e sistêmica, podem possibilitar a ampliação do campo de atuação desse profissional nas corporações. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura sobre o Design Thinking e o design cenográfico. Os resultados dessa revisão tornam evidente que os cenógrafos podem contribuir para o ambiente organizacional, uma vez que são profissionais treinados na condução de processos criativos e, idealmente, suas competências são complementares às competências de gestão. Dessa maneira, conclui-se que o design cenográfico, ao integrar o conjunto de participantes do Design Thinking como ferramenta de solução de problemas e de obtenção de inovação em uma corporação, faz a imersão com os demais participantes para análise do problema proposto. Podem-se projetar soluções possíveis para o problema e prototipar e validar com usuários reais.

Design Thinking is an innovation methodology developed in the United States that, over the last two decades, has been used as a means to develop innovations in organizations. It is also a tool to imagine the future, discover new solutions and bring products, services and experiences to the market. The scenographic design has been gaining significant space in the business context and has an important role in corporate activities in order to generate more intelligent and viable solutions. The objective of this work is to show that the multidisciplinary training of the scenographic designer and his relation with socio-cultural and technological innovations, with a mediating character and a more comprehensive and systemic perspective, can make possible the extension of the professional's field of activity in corporations. The methodology used was the review of the literature on Design Thinking and scenographic design. The results of this review make it clear that the scenographers’ designers can contribute to the organizational environment, since they are professionals trained in the conduct of creative processes and, ideally, their competencies are complementary to management skills. In this way, it is concluded the scenographic design, integrating the pool of Design Thinking participants as a tool for solving problems and obtaining innovation in a corporation, immerses with the other participants to analyze the proposed problem, can design possible solutions for the problem and prototype and validate with real users.

Document Type Bachelor thesis
Language Portuguese
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