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Utilização da internet pelos jovens em contexto pessoal e escolar : um estudo d...

Author(s): Bento, Maria Augusta cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/1339

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Tecnologia da comunicação e informação; Comunicação multimedia; Juventude; Informática; Internet; Comunicação virtual; Comunicação educacional; Papel dos media; Escola; Relações interpessoais; Messenger


Description
Esta investigação decorreu numa Escola Secundária com 3º ciclo de Lisboa. Os sujeitos foram 132 alunos de seis turmas, três turmas do nono ano e três do décimo segundo ano de escolaridade e tem como objectivos: verificar o tipo de utilização que é dado ao computador e à Internet pelos alunos; analisar como os jovens avaliam as formas comunicacionais proporcionadas pela Internet, analisar o tipo de utilização que é dado ao Mensageiro Instantâneo pelos alunos; compreender se o Mensageiro Instantâneo tem uma função socializadora; conhecer a opinião dos jovens quanto ao tipo de linguagem que é usado no Mensageiro Instantâneo; perceber o que torna o Mensageiro Instantâneo atractivo para os jovens e verificar em que contexto os alunos utilizam as Mensagens Instantâneas. Este trabalho foi desenvolvido tendo por base um questionário construído por nós. Os resultados obtidos apontam para uma apropriação inegável do computador e da Internet pelos jovens; para a utilização do Mensageiro Instantâneo essencialmente para comunicar por escrito com jovens normalmente da mesma faixa etária, nomeadamente, amigos, colegas de turma e outros colegas de escola; para um carácter socializador do Messenger, na medida em que ele vem satisfazer duas grandes necessidades sentidas pelos adolescentes, a necessidade de criar e manter os amigos e a necessidade de pertença a um grupo; para a utilização pelos alunos de um código próprio nas comunicações através do Messenger, código esse que não ameaça a Língua Portuguesa, a linguagem abreviada usada no Messenger constitui somente mais uma forma de utilização da língua; para o Messenger ser uma modalidade de comunicação atractiva por preencher a necessidade de socialização sentida pelos jovens destas faixas etárias; para o facto de os alunos reconhecerem as potencialidades do Messenger em contexto educativo e para uma utilização deste nesse contexto, embora a sua utilização seja mais em contexto social. São indicadas linhas para futuras investigações. This inquiry took place in a secondary school with 3rd cycle of Lisbon. The enquired were 132 pupils of six classes, three classes of the ninth year and three of the twelfth year of schooling and has as aims: to verify the appropriation of the computer and the Internet for the pupils; to analyze the type of use that is given to the Instantaneous Messenger by the pupils; to understand if the Instantaneous Messenger has a socializing function; to know the opinion of the young people concerning the type of language that is used in the IM; to understand if the IM is attractive for the young and why; to verify if the pupils use the Instantaneous Messages in a school context. The given results point out to an undeniable appropriation of the computer and the Internet by the young; to the use of the Instantaneous Messenger essentially to communicate in writing with young normally of the same age namely: the classmates, friends and other schoolmates; to socializing character of the Messenger as it is going to satisfy two great necessities felt by the adolescents, the necessity to create and to keep their friends and the necessity of belonging to a group; to the use by the pupils of a proper code in the communications through the Messenger, although this code is not a threat to the Portuguese Language, the shortened language used in the Messenger only constitutes another form of use of the language; to the Messenger being a way of attractive communication by allowing to communicate with friends and to congregate with a group of friends at the same time and to the fact of the pupils to recognize the potentialities of the Messenger in educative context and for an use of the Messenger in this context, although its use is more in social context. Lines for future inquiries are indicated.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Amante, Lúcia
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