Author(s):
Dias, António Carlos Gomes
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/1410
Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Subject(s): Gestão de empresas; Sustentabilidade empresarial; Desenvolvimento sustentado; Responsabilidade social; Portugal
Description
Dissertação de Mestrado em Contabilidade e Auditoria apresentada à Universidade Aberta
A Sustentabilidade Empresarial é já uma realidade assumida pelos diversos intervenientes na gestão e análise empresarial, sendo considerada como de extrema relevância para a sobrevivência e competitividade das empresas a longo prazo. No campo académico constitui uma linha de investigação actual e em crescente desenvolvimento. Este trabalho, de carácter exploratório, pretende obter evidência empírica sobre as práticas e grau de divulgação deste tipo de matérias por parte das empresas cotadas em Portugal, e identificar os indicadores económicos, ambientais e sociais mais relevantes para cada sector de actividade. Aplicando a metodologia conhecida como análise de conteúdo, em que a base do sistema de classificação foi o modelo de relato da sustentabilidade empresarial proposto pela Global Reporting Initiative em 2002, verificamos a quantidade e qualidade das informações empresariais divulgadas por uma amostra de 49 empresas cotadas no Mercado de Cotações Oficiais da Euronext Lisboa no exercício de 2005. Os resultados obtidos, uma vez que apenas 45% das empresas relatam temas relacionados com a sua sustentabilidade, sugerem que o relato empresarial da sustentabilidade não é uma prioridade para os decisores das empresas que constituem a amostra. No entanto, se considerarmos que em Portugal o processo de comunicação empresarial de temas éticos, económicos, ambientais e sociais é essencialmente voluntário, estes resultados podem considerar-se bastante positivos.